Relato técnico sobre a jornada da startup BHub em um contexto de aplicação de práticas LEAN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v12i2.25822

Palavras-chave:

Lean Startup, Desenvolvimento de Startup, Startup, Gestão Lean

Resumo

Nos últimos anos, o Brasil tem se posicionado como um dos piores países em desempenho econômico e em eficiência nos negócios. Nesse contexto da economia brasileira, as micro e pequenas empresas desempenham um papel vital, ao mesmo tempo que enfrentam altas taxas de mortalidade poucos anos depois de serem aberturas. No entanto, o surgimento de startups no país é um movimento paralelo e que trouxe vida para a BHub, empresa que se posiciona nesse ambiente, fornecendo serviços de gestão administrativa para outras startups e pequenas empresas. Durante seus poucos anos de existência da BHub, foi possível observar momentos-chave alinhados com o chamado Lean, modelo sócio técnico que visa a desenvolvimentos com o menor desperdício possível. Por meio de análise documental combinada com observação participante, foi identificado o uso de práticas de Lean, como a criação de hipóteses de valor, de crescimento, de desenvolvimento de Minimum Value Proposition e o uso de pivôs, além de práticas de Lean Manufacturing e Lean Product and Process Development, como a existência de líderes-especialistas, salas centralizadoras de informação, documentos técnicos, mecanismos de nivelamento, antecipação de problemas e engenharia simultânea. Além desses principais referenciais, também foram trazidos para esse estudo de modo a enriquecê-lo, o que gerou recomendações para que a própria empresa e, eventualmente, outras reflitam sobre as oportunidades de melhoria de suas respectivas realidades sob o ponto de vista dos diferentes princípios, práticas e desperdícios do Lean.CROSSMARK_Color_horizontal.svg

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Bezerra de Campos, Universidade de São Paulo

Bacharel em Adm. de Empresas (Mackenzie) e Mestrando

Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária

Alvair Silveira Torres Junior, Universidade de São Paulo

Professor Doutor, na área de Operações, Inovação e Empreendedorismo, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Administração. Membro do Corpo Permanente do Mestrado Profissional em Empreendedorismo da FEA-USP.  Coordenador da área de Operações do Seminário em Administração da mesma faculdade (SEMEAD FEA-USP). Pesquisador e Lider do Grupo de Pesquisa NUPEXO, registrado no CNPQ, com trabalhos em diversos temas da inovação organizacional e economia circular. Coordenador de Projetos da FIA – Fundação Instituto de Administração e do Grupo de Trabalho “Observatório das Metamorfoses do Capital e os Processos de Inovação” do IEA-USP.

Referências

Abstartups - Associação Brasileira de Startups. (2020). Crescimento das startups. Recuperado em mar. 2024 de https://abstartups.com.br/crescimento-das-startups/

Blank, S. (2010). The Four Steps to the Epiphany: Successful Strategies for Products That Win. Palo Alto, California: K & S Ranch Publisher.

Creswell, J. W. (2013). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. 4. ed. [S.l.]: Sage Publications.

Cusumano, M. A. (1985). The Japanese Automobile Industry: Technology and Management at Nissan and Toyota. Cambridge: Harvard University Press.

Feld & Hathaway. (2020). The startup community way: evolving an entrepreneurial ecosystem. Nova Jersey: Wiley.

Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas.

Hoffman, R., & Yeh, C. (2018). Blitzscaling: The Lightning-Fast Path to Building Massively Valuable Companies. London: Harper Collins Publisher.

Liker, J. K. (2005). O modelo Toyota: 14 princípios de gestão do maior fabricante do mundo. Porto Alegre: Bookman.

Liker, J. K., & Morgan, J. (2006). The Toyota Product Development System: Integrating People, Process and Technology. New York: Productivity Press.

Ohno, T. (1997). O sistema Toyota de produção: além da produção em larga escala. Porto Alegre: Bookman.

Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation: a Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers. Nova Jersey: John Wiley & Sons.

Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2014). Value Proposition Design: How to Create Products and Services Customers Want. Nova Jersey: John Wiley & Sons.

Ries, E. (2012). A startup Enxuta. São Paulo: LeYa.

Ward, A. C. (2007). Lean Product and Process Development. Cambridge, MA: Lean Enterprise Institute Inc.

Ward, A. C., & Sobek, D. K. (2014). Lean Product and Process Development. Cambridge, MA: Lean Enterprise Institute Inc.

Womack, J. P., & Jones, D. T. (1996). Lean Thinking. New York: Simon & Schuster.

Womack, J., Jones, D., & Ross, D. (2004). A máquina que mudou o mundo. Rio de Janeiro: Campus.

Downloads

Publicado

2024-10-03

Como Citar

Campos, P. H. B. de, & Torres Junior, A. S. (2024). Relato técnico sobre a jornada da startup BHub em um contexto de aplicação de práticas LEAN. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 12(2), e25822. https://doi.org/10.5585/iptec.v12i2.25822

Edição

Seção

Relatos técnicos