Aplicação do Design Thinking em um Projeto de Inovação em uma Seguradora de Automóveis
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v4i1.59Palavras-chave:
Design Thinking, Gestão de Projetos, Empresas de SegurosResumo
A gestão de projeto é uma capacidade competitiva das organizações por serem os projetos os meios das organizações promoverem a inovação. Quando se fala em inovar, a gestão deve estar preparada para lidar com as incertezas que estão associadas a projetos com esse viés inovador. Existem alguns métodos que apoiam os gerentes de projetos na identificação dos aspectos que poderão impactar a execução do projeto, como o modelo diamante. Esse modelo identifica a inovação como uma das dimensões de riscos que deve ser efetivamente gerenciada para minimizar o impacto no desempenho do projeto. Em projetos com forte predominância do aspecto inovação, um dos principais desafios é a proposição de soluções inovadoras e factíveis. Uma técnica que tem sido amplamente adotada para alavancar a criatividade no processo de inovação é o Design Thinking. A proposta desse estudo, portanto, foi avaliar através da análise de um projeto de caráter inovador e a respectiva pesquisa na literatura sobre o tema, a efetividade do design no processo de geração de novas ideias. A conclusão do trabalho foi que frente as características do Design Thinking, como considerar o contexto, a cultura e os aspectos humanos na busca de soluções, a técnica foi efetiva para promover a inovação exigida pelo projeto. No entanto, entende-se que o presente estudo tem a limitação de ter investigado somente um projeto, o que inviabiliza a generalização dos resultados obtidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Angélica Aparecida Gheller, César Augusto Biancolino, Isabel Adler
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.