Um Plano de Comunicação para o Projeto Busca Ativa

Autores

  • Claudia Dias Nogueia Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo - SP.
  • Cláudia Terezinha Kniess Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo - SP.
  • José da Assunção Moutinho Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo - SP.

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v1i1.2

Palavras-chave:

Gestão de Projetos, Comunicação, Setor Público, Projeto Busca Ativa

Resumo

O presente relato técnico teve como objetivo a disseminação das técnicas de gestão de projetos no setor público por meio da proposição de um plano de comunicação para o projeto Busca Ativa que consiste na localização de famílias residentes no Estado de São Paulo em condição de extrema pobreza para o cadastramento e inclusão em programas sociais. Para tanto, identificou as partes interessadas no projeto e estabeleceu formalmente um fluxo de informação entre as mesmas. Acredita-se que o instrumento de planejamento criado será capaz de nortear o gerenciamento da comunicação do projeto contribuindo para a promoção de sua eficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Dias Nogueia, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo - SP.

Mestranda em Administração com ênfase em Gestão de Projetos pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Cláudia Terezinha Kniess, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo - SP.

ɠgraduada em Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Realizou o curso de aperfeiçoamento em Training on Sustainable Development of Mining no International Institute For Mining Technology   MINITEC   Japão (bolsita JICA). Possui mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (bolsista CAPES) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina com período de estágio de doutorando (sanduíche) no Departamento de Cerâmica e Vidro da Universidade de Aveiro- Portugal (bolsista CAPES). Realizou o Pós Doutorado no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares   Centro de Combustíveis Nucleares (IPEN-CCN/USP). Possui experiência no desenvolvimento e coordenação de projetos de pesquisa financiados por agências de fomento. Atua nas áreas de Gestão de Projetos, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Inovação Tecnológica, Valorização de Resíduos Industrias e Gestão da Tecnologia, interagindo com grupos interdisciplinares e multidisciplinares. É coordenadora de projeto aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica   ANEEL (ANEEL/TRACTEBEL) na área de inovação sustentável. Possui diversos trabalhos publicados em periódicos indexados e apresentados em congressos científicos nacionais e internacionais, como também produtos/processos industriais com registro de patente. A experiência referente à docência e a pesquisa foi adquirida em instituições como a Universidade Federal de Santa Catarina, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SC), a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC) e Universidade Ibirapuera (UNIb/SP), esta última também com o exercício da coordenação dos cursos de graduação em Química, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Gestão da Qualidade. Atualmente é docente e pesquisadora da Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP) no Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Projetos e no Programa de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Realiza também atividades de consultoria técnica em empresas nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento, Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e Gestão de Projetos. É avaliadora de curso de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES/MEC). Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora Nivel 2  - CNPq.

José da Assunção Moutinho, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo - SP.

Mestre em Administração gestão de projetos pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE (2012); Certificado Project Management Professional - PMP pelo Project Management Institute - PMI (2005); Especialista em  docência superior pelo Instituto Superior de Estudos Pedagógicos - ISEP (1996); Bacharel em Matemática/Informática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1994). Atualmente atua na Universidade do Estado do Rio de Janeiro como gerente de projetos de P&D e como professor do Centro Universitário Carioca - UniCarioca desde 2004. Seus interesses de pesquisa envolvem gerenciamento de projetos, políticas públicas, organizações públicas e projetos de P&D.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

Nogueia, C. D., Kniess, C. T., & Moutinho, J. da A. (2013). Um Plano de Comunicação para o Projeto Busca Ativa. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 1(1), 16–29. https://doi.org/10.5585/iptec.v1i1.2

Edição

Seção

Relatos técnicos