Insustentabilidade da ação assistencial em tragédias socioambientais: Reparar? Por que não prevenir?

Autores

  • Flávia Martins Guimarães Fung Faculdades Integradas Pitágoras, FIP

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v1i1.8

Palavras-chave:

Segurança e Risco, Sociedade Reflexiva e Sociedade Disciplinar, Ação Corretiva, Assistência Social

Resumo

Este relato técnico apresenta uma análise do conteúdo sócio-político do manual de defesa civil, volume 2, título V, com foco principal no trabalho da assistência social junto às vítimas de desastres ou tragédias socioambientais,objetivando averiguar as adequações e inadequações do documento para o efetivo atendimento das vitimas e minimização das tragédias, tendo como referência os eventos ocorridos no Estado Rio de Janeiro em 2010, e fundamentado nas teorias sobre política, risco e segurança, tradição e mudança, subjetividade e objetividade defendidos por Giddens, Beck e Fabriani, a metodologia utilizada para este estudo foi a análise de conteúdo, tendo como objeto de análise recortes dos subitens:Atividades Logísticas; Assistência e Promoção Social; Promoção, Proteção e Recuperação de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Martins Guimarães Fung, Faculdades Integradas Pitágoras, FIP

Mestra em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida _ UNIFAE  Por formação sou Professora, Administradora Escolar e Sócio-Terapeuta.   Por atuação sou professora e pesquisadora ensinando crianças, jovens e adultos em instituições formais de ensino e organizações citadas:- Prefeitura Municipal de Campinas - Orientação Pedagógica- Faculdades Pitágoras-Professora auxiliar de Cadeira de Humanas; MBA Gestão Escolar  - Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas:Projetista Educacional com foco em Educação Ambiental e professora do Ensino Fundamental I -  Colégio Objetivo São Domingos-Poços de Caldas:professora Ensino Fundamental II e Médio: Artes, Filosofia e Sociologia- Instituto Colibri para o Desenvolvimento do Ser - Consultora Educacional- OCIP Planeta Solidário e Recriando-Associação de Catadores de Materiais Recicláveis- consultoria em gestão do setor de ecopedagogia.- Reciclar Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Poços de Caldas- equipe de apoio instituicional da prefeitura de Poços de Caldas. -Sistema Elite de Ensino: Direção Pedagógica, Coordenação e Assessoria Educacional Pesquisadora, consultora, projetista.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

Fung, F. M. G. (2013). Insustentabilidade da ação assistencial em tragédias socioambientais: Reparar? Por que não prevenir?. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 1(1), 84–96. https://doi.org/10.5585/iptec.v1i1.8

Edição

Seção

Relatos técnicos