A Influência Positiva da Orientação ao Mercado na Capacidade de Inovação das Empresas

Autores

  • Márcio de la Cruz Lui Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v3i1.29

Palavras-chave:

orientação ao mercado, inovação, novos produtos, telecomunicações, estratégia competitiva.

Resumo

Muitas empresas concentram a maioria dos seus esforços nos seus produtos e serviços, sendo centradas em si mesmas, e não se adaptando as mudanças; ao invés de se concentrarem no mercado e nos clientes, tornando o seu desempenho superior.

Para que o processo de inovação seja concluído com sucesso é necessário que haja mercado para essas inovações, do contrário, serão meras invenções. Portanto aplicando-se a técnica de estudo de caso através de uma pesquisa descritiva, em uma empresa de telecomunicações do estado de São Paulo, tentou-se avaliar como a adoção de uma filosofia de orientação ao mercado pode influenciar de forma positiva a capacidade de inovação das empresas.

Os resultados demonstram que há uma grande dificuldade na coordenação inter-funcional, no sentido de se difundir para toda a empresa a disseminação de inteligência.

Downloads

Biografia do Autor

Márcio de la Cruz Lui, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Professor Mestre do Departamento de Ciências Gerenciais da Uninove

Downloads

Publicado

2015-06-01

Como Citar

Lui, M. de la C. (2015). A Influência Positiva da Orientação ao Mercado na Capacidade de Inovação das Empresas. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 3(1), 17–33. https://doi.org/10.5585/iptec.v3i1.29

Edição

Seção

Relatos técnicos
Citations
  • Citation Indexes: 1
Captures
  • Readers: 2
Visualizações
  • Resumo 90
  • PDF 169