A Influência Positiva da Orientação ao Mercado na Capacidade de Inovação das Empresas

Autores

  • Márcio de la Cruz Lui Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v3i1.29

Palavras-chave:

orientação ao mercado, inovação, novos produtos, telecomunicações, estratégia competitiva.

Resumo

Muitas empresas concentram a maioria dos seus esforços nos seus produtos e serviços, sendo centradas em si mesmas, e não se adaptando as mudanças; ao invés de se concentrarem no mercado e nos clientes, tornando o seu desempenho superior.

Para que o processo de inovação seja concluído com sucesso é necessário que haja mercado para essas inovações, do contrário, serão meras invenções. Portanto aplicando-se a técnica de estudo de caso através de uma pesquisa descritiva, em uma empresa de telecomunicações do estado de São Paulo, tentou-se avaliar como a adoção de uma filosofia de orientação ao mercado pode influenciar de forma positiva a capacidade de inovação das empresas.

Os resultados demonstram que há uma grande dificuldade na coordenação inter-funcional, no sentido de se difundir para toda a empresa a disseminação de inteligência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio de la Cruz Lui, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Professor Mestre do Departamento de Ciências Gerenciais da Uninove

Downloads

Publicado

2015-06-01

Como Citar

Lui, M. de la C. (2015). A Influência Positiva da Orientação ao Mercado na Capacidade de Inovação das Empresas. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 3(1), 17–33. https://doi.org/10.5585/iptec.v3i1.29

Edição

Seção

Relatos técnicos