Comportamento de Consumo de Serviços Educacionais: Fatores Influenciadores na Escolha de Formação Profissional
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v3i2.41Keywords:
marketing educacional, comportamento do consumidor, formação profissional, fatores influenciadores.Abstract
O objetivo deste trabalho foi analisar os fatores que influenciam os estudantes na escolha da formação profissional. A pesquisa descritiva quantitativa teve como amostra 422 alunos do ensino médio de escolas públicas da cidade de Contagem-MG. Para o instrumento de pesquisa elencaram-se 30 fatores com base nas principais teorias do comportamento do consumidor. Com base nesses fatores, foi criado um modelo de análise a partir do qual foram feitas comparações entre diferentes perfis de estudantes. Verificou-se que os estudantes, ao fazerem as suas escolhas, estão sob uma carga maior de influência dos aspectos relacionados à realização do sonho, ao ideal de vida, aos valores e estilos pessoais e à autorrealização, seguidos por fatores de ordem objetiva e prática e por aqueles ligados aos aspectos cognitivos. As influências do meio social foram sinalizadas como as de menor importância. O resultado deste estudo sugere que os jovens necessitam de abordagens capazes de lhes acrescentar conhecimentos acerca do mundo do trabalho e das profissões que lhes permitam escolher uma formação compatível com a sua identidade.
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Copyright (c) 2018 Aldo Cézar Bianchi de Souza, Eloísa Helena Rodrigues Guimarães, Ester Eliane Jeunon
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