Comportamento de Consumo de Serviços Educacionais: Fatores Influenciadores na Escolha de Formação Profissional

Autores

  • Aldo Cézar Bianchi de Souza SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais , Brasil
  • Eloísa Helena Rodrigues Guimarães Faculdades Pedro Leopoldo
  • Ester Eliane Jeunon Faculdades Pedro Leopoldo

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v3i2.41

Palavras-chave:

marketing educacional, comportamento do consumidor, formação profissional, fatores influenciadores.

Resumo

 

O objetivo deste trabalho foi analisar os fatores que influenciam os estudantes na escolha da formação profissional. A pesquisa descritiva quantitativa teve como amostra 422 alunos do ensino médio de escolas públicas da cidade de Contagem-MG. Para o instrumento de pesquisa elencaram-se 30 fatores com base nas principais teorias do comportamento do consumidor. Com base nesses fatores, foi criado um modelo de análise a partir do qual foram feitas comparações entre diferentes perfis de estudantes. Verificou-se que os estudantes, ao fazerem as suas escolhas, estão sob uma carga maior de influência dos aspectos relacionados à realização do sonho, ao ideal de vida, aos valores e estilos pessoais e à autorrealização, seguidos por fatores de ordem objetiva e prática e por aqueles ligados aos aspectos cognitivos. As influências do meio social foram sinalizadas como as de menor importância. O resultado deste estudo sugere que os jovens necessitam de abordagens capazes de lhes acrescentar conhecimentos acerca do mundo do trabalho e das profissões que lhes permitam escolher uma formação compatível com a sua identidade.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Aldo Cézar Bianchi de Souza, SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais , Brasil

Mestrado Profissional  em Administração pelas Faculdades Pedro Leopoldo, Brasil(2015)Gerente de Centro de Formação Profissional do SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais , Brasil

Eloísa Helena Rodrigues Guimarães, Faculdades Pedro Leopoldo

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Mestrado Profissional em Administração das Faculdades Pedro Leopoldo. Atua na área de Ensino e Pesquisa em Administração.

Ester Eliane Jeunon, Faculdades Pedro Leopoldo

Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto) pela Universidade de Brasília, Brasil(2004)Professor Titular das Faculdades Pedro Leopoldo , Brasil

Publicado

2015-12-01

Como Citar

de Souza, A. C. B., Guimarães, E. H. R., & Jeunon, E. E. (2015). Comportamento de Consumo de Serviços Educacionais: Fatores Influenciadores na Escolha de Formação Profissional. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 3(2), 168–183. https://doi.org/10.5585/iptec.v3i2.41

Edição

Secção

Relatos técnicos