Alinhamento Estratégico de Projetos de Tecnologia da Informação em Empresas Globais de Varejo – Gestão de Demandas de TI

Authors

  • Heverton Roberto Oliveira Cesar de Moraes Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo - SP.
  • Marcos Paixão Garcez Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo - SP.

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v1i1.9

Keywords:

Projetos de TI, Varejo, Alinhamento Estratégico, Gestão de Portfólio

Abstract

O Contexto de varejo global é bastante dinâmico. Com desenvolvimento de ambientes cada vez mais tecnológicos, o volume da demanda por projetos de Tecnologia da Informação (TI) que apoiem às estratégias de negócios em seus vários níveis: globais, e locais, também tem aumentado, fazendo com que a área de TI se torne um gargalo. Neste contexto este relato técnico tem por objetivo identificar as contribuições dos processos de gestão de portfólio de projetos de tecnologia implementados  a partir da criação da área de Gestão de Demandas de TI em uma empresa de varejo multinacional.

Downloads

Author Biographies

Heverton Roberto Oliveira Cesar de Moraes, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo - SP.

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1996). Pós-Graduação em Administração de Negócios com Sistemas Integrados pela FGV-SP. Especialização em Gestão de Projetos (FIA-USP) e Logística Empresarial (FGV-GVPEC). Atualmente é professor da Universidade Bandeirante de São Paulo e especialista em informatica - C&A Modas Ltda. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Gestão de Projetos de TI.

Marcos Paixão Garcez, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo - SP.

Doutor em Administração pela FEA-USP - Universidade de São Paulo (2010), com período de estágio doutoral realizado na Università Commerciale Luigi Bocconi em 2009, possui Mestrado em Administração pela FEA-USP  - Universidade de São Paulo (2005) e Graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1989).  Pesquisador do CNPq.  Tem experiência na área de Administração, com ênfase em estratégia e inovação Revisor de periódicos  nacionais e internacionais de destaque na área de Gestão Tecnológica e Estratégia.. Professor no Programa de Mestrado e Doutorado Stricto Sensu- PMDA e no Programa de Mestrado Profissional Stricto Sensu -  PMPA, na Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Ttambém lecionou na FEA-USP, FIA-Fundação Instituto de Administração, Anhembi-Morumbi e Mackenzie, em cursos de pós-graduação stricto e lato sensu. Atuou por 12 anos na área petroquímica, em empresas de grande porte, nas áreas de planejamento, desenvolvimento de mercado, marketing e desenvolvimento de produtos. Também possui experiência em consultoria de empresas, tendo atuado por 10 anos nesta área, em projetos junto a grandes empresas nacionais e multinacionais. Atualmente possui como linhas de pesquisa Alinhamento Estratégico em Projetos e Inovação, Gestão da Inovação, Gestão do portfólio de projetos, Inovação e Sustentabilidade, Estratégias Corporativas e Estratégias de Corporate Venturing, e Gestão Esportiva.Membro do comitê científico do ALTEC Congreso Latino-IberoAmericano de Gestión Tecnológica. Revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais indexados.

Published

2013-12-20

How to Cite

Moraes, H. R. O. C. de, & Garcez, M. P. (2013). Alinhamento Estratégico de Projetos de Tecnologia da Informação em Empresas Globais de Varejo – Gestão de Demandas de TI. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 1(1), 97–109. https://doi.org/10.5585/iptec.v1i1.9

Issue

Section

Relatos técnicos
Crossref
0
Scopus
0
Views
  • Abstract 109
  • PDF (Português (Brasil)) 68