O Supply Chain Management como Fonte de Vantagem Competitiva das Organizações

Autores

  • Mariana Marques da Silva Centro Universitário – UNA.
  • Ricardo Marques Braga Universidade Federal de Minas Gerais Centro Universitário Una

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v6i1.127

Palavras-chave:

Cadeia de suprimentos, Integração, Criação de valor, Vantagem competitiva

Resumo

Este artigo busca demonstrar como o gerenciamento da cadeia de suprimentos pode ser utilizada como uma estratégia capaz de resultar em fonte de vantagem competitiva para as organizações. Para isto foi tomada como bases principais a redução de custos nas operações logísticas e a criação de valor para o cliente. A partir de revisões bibliográficas foi apresentada a evolução da logística e de suprimentos, assim como os conceitos necessários para o entendimento do gerenciamento da cadeia de suprimentos das empresas. Destaca-se ainda a importância da integração, confiança e colaboração entre os membros envolvidos nesta cadeia e das organizações envolvidas, contribuindo de forma decisiva para uma gestão eficiente e menos complexa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Mariana Marques da Silva, Centro Universitário – UNA.

Especialista em Supply Chain pelo Centro Universitário – UNA, Minas Gerais, (Brasil).  Gestão de compras na empresa Gestamp Brasil Industria.

Ricardo Marques Braga, Universidade Federal de Minas Gerais Centro Universitário Una

Mestre em Infraestrutura e Gerência Viária pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, (Brasil). Professor pelo IBMEC-MG e pelo Centro Universitário - UNA.

Publicado

2018-06-30

Como Citar

da Silva, M. M., & Braga, R. M. (2018). O Supply Chain Management como Fonte de Vantagem Competitiva das Organizações. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 6(1), 111–123. https://doi.org/10.5585/iptec.v6i1.127

Edição

Secção

Relatos técnicos