Maturidade da transformação digital em MPEs
uma possibilidade baseada na matriz de importância-desempenho
DOI:
https://doi.org/10.5585/iptec.v12i1.25673Palavras-chave:
maturidade digital, estudo de casos múltiplos, pequenas empresasResumo
Em um cenário de transformação digital intensa e de mudanças rápidas, é necessário contar com ferramentas que sejam eficazes para determinar a maturidade digital, principalmente em pequenos negócios. O objetivo deste trabalho foi propor um modelo adaptado, baseado na matriz de importância-desempenho, para mensurar a maturidade da transformação digital em micro e pequenas empresas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, utilizando como método o estudo de casos múltiplos em MPEs situadas no Rio de Janeiro. Como resultado, foi possível determinar o nível de maturidade digital de cada negócio estudado, além de indicar quais aspectos avaliados necessitam de ações para uma transformação digital efetiva. Concluiu-se que o modelo proposto se mostrou eficaz como ferramenta de medição da maturidade da transformação digital, permitindo ainda utilizá-lo no estudo de outros fenômenos tecnológicos em pesquisas futuras.
Downloads
Referências
Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). 2021. Maturidade digital das MPEs brasileiras. Disponível em: https://api.abdi.com.br/file-manager/upload/files/Mapa_da_Digitalização_das_MPEs_Brasileiras__1___1_.pdf. Acesso em: 28 set. 2022.
Carneiro, C. 2018. O estudo de casos múltiplos: estratégia de pesquisa em psicanálise e educação. Psicologia USP, v.29, n.2. p. 314-321. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-656420170151. Acesso em: 20 mar. 2023.
Chiavenato, I. 2022. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4ed. Editora Atlas, São Paulo, SP, Brasil.
Coelho, P.R.; Lima, J.F.; Oliveira, R.P. 2022. Modelos de Avaliação de Maturidade Digital: Um Comparativo. Brazilian Journal of Development, v.8, n.1, p. 7553-7568. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv8n1-506. Acesso em: 01 nov. 2022.
Cruvinel, I.B. 2020. Marketing digital em tempos de pandemia. Gestão e Tecnologia – Faculdade Delta, v.1, 30ed. p. 85-113. Disponível em: https://www.faculdadedelta.edu.br/revistas3/index.php/gt/article/view/57/44. Acesso em: 23 set. 2022.
Fontgalland Filho, G.; Fontgalland, I.L. 2021. Technological growth: a Brazil-World evolution and re-adaptation after COVID-19. E-Acadêmica, v.2, n.3, e022333. Disponível em: https://doi.org/10.52076/eacad-v2i3.33. Acesso em: 22 set. 2022.
Fundação Getúlio Vargas (FGV). 2020. O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios. 5ed. Disponível em: https://fgvprojetos.fgv.br/sites/fgvprojetos.fgv.br/files/info_impacto_5a_edicao.pdf. Acesso em: 01 out. 2022.
Gabriel, M.; Kiso, R. 2021. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. 2ed. Editora Atlas, São Paulo, SP, Brasil.
Gil, A.C. 2019. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7ed. Editora Atlas, São Paulo, SP, Brasil.
Kotler, P.; Kartajaya, H.; Setiawan, I. 2021. Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade. 1ed. Editora Sextante, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Morais, F. 2020. Transformação digital: como a inovação digital pode ajudar seu negócio nos próximos anos. 1ed. Editora Saraiva, São Paulo, SP, Brasil.
Portal da Industria. 2020. Qual a definição de micro e pequena empresa? Disponível em: https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/micro-e-pequena-empresa/. Acesso em: Acesso em: 01 out. 2022.
Rogers, D.L. 2021. Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital. 1ed. Editora Autêntica Business, São Paulo, SP, Brasil.
Salles, C.M.S. 2021. Transformação digital em tempos de pandemia. Estudos e negócios Academics. n1. p. 91-100. Disponível em: https://portalderevistas.esags.edu.br/index.php/revista/article/view/22/19. Acesso em: 23 set. 2022.
Schweitzer, C. 2021. Inovação, Digitalização, Transformação digital: um guia sobre os três mais importantes conceitos para as empresas prosperarem na nova economia. 1ed. Editora Unità, Campinas, SP, Brasil.
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). 2018. Pequenos negócios em números. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/sebraeaz/pequenos-negocios-em-numeros,12e8794363447510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 01 out. 2022.
Siebel, T.M. 2021. Transformação digital: como sobreviver e prosperar em uma era de extinção em massa. 1ed. Editora Alta Books, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Silva, F.P. da; Alves, A.; Córdova Júnior, R.S.; Dias, I.A.M.; Duarte, M.F. 2018. Gestão da inovação. 1ed. Editora SAGAH, Porto Alegre, RS, Brasil.
Slack, N.; Brandon-Jones, A. Johnston, R. 2018. Administração da produção. 8ed. Editora Atlas, São Paulo, SP, Brasil.
Yin, R.K. 2015. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5ed. Editora Bookman, Porto Alegre, RS, Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Henrique Raposo, Washington Sales do Monte
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.