O desenvolvimento de uma ferramenta de follow-up e seu impacto na gestão da produção e controle de estoque

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/iptec.v12i1.25819

Palavras-chave:

ferramenta de follow up, Produção, Estoque

Resumo

A ferramenta de follow-up permite comparar o estoque atual com o programa de produção para identificar e planejar as medidas necessárias. De acordo com essa comparação, os planejadores podem ter a visão de como ajustar a programação de produção para evitar atrasos ou paralisações na linha de produção. Sendo assim, o objetivo do artigo consiste no desenvolvimento de ferramenta de acompanhamento de estoque e produção bem como na avaliação dos impactos no ambiente de produção  e geral de empresa do setor alimentício. O método usado foi o da Pesquisa-ação, que permitiu avaliar as condições da empresa antes do desenvolvimento da ferramenta e da situação posterior.  A utilização da ferramenta possibilitou aos planejadores possam visualizar o status de cada item em estoque, verificar os prazos de entrega de novos materiais e identificar possíveis gargalos no processo produtivo. Como resultado, tais  informações, possibilitam que os responsáveis tomem decisões mais efetivas e precisas para garantir que o fluxo de produção siga de acordo com o previsto.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Letícia Viana Soares, Instituto Federal de São Paulo – IFSP

Bacharel em Administração.

Eduardo Roque Mangini , Instituto Federal de São Paulo – IFSP

Professor Doutor do Instituto Federal de São Paulo

Pesquisador na área de marketing, marketing de serviços, inovação e projetos

Referências

Arnold, J. (1999). Administração De Materiais: Uma Introdução (1ª ed.). São Paulo: Editora Atlas.

Bohnert, G. (2017). Processo de Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) em Empresa de Bebidas. Tese de Graduação em Engenharia, Universidade do Vale do Taquari – Lajeado.

Bowersox, D.; Closs, D., & Cooper, M. (2008). Gestao Logistica da Cadeia de Suprimentos (2ª Ed.). São Paulo: Editora Elsevier.

Buettgen, J. (2011). Planejamento e Controle da Produção, Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.

Cervo, L., & Bervian, A. (2002). Metodologia científica (5ª Ed.). São Paulo: Prentice Hall.

Cooper, D.,& Schindler, P. (2016). Métodos de Pesquisa em Administração (12ª ed.). Porto Alegre: AMGH Editora Ltda.

Corrêa, H., & Corrêa, C. (2006). Administração de Produção e operações (2ª ed.). São Paulo: Editora Atlas.

Corrêa, H., & Gianesi, I. (2007). Just in Time, MRP II e OPT – Um enfoque Estratégico (2ª ed.). São Paulo: Editora Atlas.

Corrêa, H., Gianesi, I., & Caon, M. (2001). Planejamento e Controle da Produção – MRP II/ ERP Conceitos, Uso e Implantação (4ª ed.). São Paulo: Editora Atlas.

Costa, J. (2016). Planejamento, programação e controle de Produção (1ª ed.). Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A.

Croxton, K.L., Lambert, D.M., García‐Dastugue, S.J., & Rogers, D.S. (2002), The Demand Management Process. The International Journal of Logistics Management, 13 (2), 51-66.

Dias, M. A. Administração de Materiais: Princípios Conceitos e Gestão. São Paulo: Atlas, 2005.

Fernandes, G. (2012). A Utilização do Kanban e MRP Em Uma Indústria Eletrônica com Sistema Híbrido de Produção. Tese de Graduação em Engenharia, Universidade Federal de Juiz de Fora – Juiz de Fora.

Garcia, D. (2016). Proposta de Planejamento e Controle da Produção com Base no MRP II em Empresa Produtora de Paletes. Tese de Graduação em Engenharia, Universidade do Vale do Taquari – Lajeado.

Godoy, A. (1995) Pesquisa Qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas / EAESP / FGV, 35 (3), 20–29.

Guerrini, F., Belhot, R., & Júnior, W. (2019). Planejamento e Controle da Produção Modelagem e Implementação (2ª ed.). São Paulo: Editora Elsevier.

Guerra, R., Silva, M., & Tondolo, V. (2014) Planejamento das necessidades de materiais: ferramenta para a melhoria do planejamento e controle da Produção - GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, 9 (3), 43-60.

Laurindo, F., & Mesquita, M. (2000) Material Requirements Planning: 25 Anos De História – Uma Revisão do Passado e Prospecção do Futuro, Revista Gestão & Produção, 7 (3), 320-337.

Lustosa, L. et al. (2008). Planejamento e Controle da Produção (4ª ed.). São Paulo: Editora Elsevier.

Martelli, L., & Dandaro, F. (2015). Planejamento e Controle De Estoque Nas Organizações. Revista Gestão Industrial, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.

Mcniff, J. (2010). Action research for professional development: Concise advice for new action researchers (3ª ed.). Hamilton: The University of Waikato.

Melo, D., & Alcântara, R. (2012). Proposição de um modelo para a gestão da demanda: um estudo entre os elos atacadista e fornecedores de produtos de mercearia básica, Revista Gestão & Produção, 19 (4), 759-777.

Moura, C. (2021). Gestão de Estoque Ação e Monitoramento na Cadeia de Logística Integrada (1ª ed.). São Paulo: Editora Ciencia Moderna.

Pasquini, N. C. (2016). Planejamento e controle da produção (PCP): estado da arte. Revista Tecnológica da Fatec Americana, 3 (2), 81-97. Disponível em https://www.fatec.edu.br/revista/index.php/RTecFatecAM/article/view/55

Ribeiro, F., & Almeida, A. (2014). Proposta de implantação do MRP como ferramenta para o planejamento e controle da produção em uma empresa de médio porte. XIII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.

Rodrigues, M., & Inácio, R. (2010). Planejamento e Controle da Produção: Um estudo de caso em uma empresa metalúrgica. Revista INGEPRO – Inovação, Gestão e Produção, 2 (11). Disponível em https://docplayer.com.br/213824-Planejamento-e-controle-da-producao-um-estudo-de-caso-em-uma-empresa-metalurgica.html

Souza, V., & Loos, H (2021). Planejamento e Controle da Produção: Uma Análise Comparativa entre Teoria e Prática do PCP em uma Microempresa do Ramo de Confecção. IV Semana Sul-mato-grossense de Engenharia de Produção.

Slack N., Chambers, S., & Johnston, R. (2002). Administração da Produção (2ª ed.). São Paulo: Editora Atlas.

Tubino, F. (2009). Planejamento e controle da produção: teoria e prática (2ª ed.). São Paulo: Editora Atlas.

Tripp, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, 31 (3), 443–466.

Vergara, S. C. (2005) Métodos de Pesquisa em Administração (1ª ed.). São Paulo: Editora Atlas S.A.

Vollman, T. et al. (2006). Sistemas de Planejamento & Controle da Produção para o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (5ª ed.). Porto Alegre: Editora Bookman.

Wallace, T. (2012) (S&OP) Sales and Operation – Planejamento de Vendas e Operações (3ª Ed.). São Paulo: Editora IMAM.

Publicado

2024-05-29

Como Citar

Soares, L. V., & Mangini , E. R. (2024). O desenvolvimento de uma ferramenta de follow-up e seu impacto na gestão da produção e controle de estoque. Revista Inovação, Projetos E Tecnologias, 12(1), e25819. https://doi.org/10.5585/iptec.v12i1.25819

Edição

Secção

Relatos técnicos