O diretor de comunicação no futebol: perfis e tendências nos “três grandes” clubes portugueses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/podium.v9i1.13748

Palavras-chave:

Comunicação, DirCom, Futebol, Poder, Relações Públicas

Resumo

Objetivo do estudo: Traçar o perfil do Diretor de Comunicação (DirCom) nos grandes clubes do futebol português e analisar a sua atividade, não só enquanto pivô do processo comunicativo, mas também como protagonista de um processo de comunicação, influência e poder. Pretende-se assim analisar as competências necessárias para o exercício desta função.

Metodologia/abordagem: A partir de uma revisão da literatura problematizamos a centralidade midiática do DirCom, tendo como estratégia metodológica a observação participante completa no Sporting Clube de Portugal. Foi ainda efetuada uma análise documental, de caráter descritivo/comparativo, da imprensa desportiva, currículos e trajetos profissionais dos DirCom dos “três grandes” (Benfica, Porto e Sporting).

Originalidade/relevância: A centralidade da função DirCom nas Sociedades Anônimas Desportivas (SAD) em Portugal não encontra, ainda, correspondência ao nível das pesquisas acadêmicas e científicas desenvolvidas. Este estudo exploratório ganha relevância ao contribuir para o aprofundamento e conhecimento deste assunto.

Principais resultados: O perfil identificado caracteriza-se pela senioridade, experiência política e empresarial dos DirCom, em detrimento da esportiva. São privilegiados modelos de comunicação unidirecionais (propagandísticos) num ecossistema comunicacional que proporciona aos clubes um maior controle sobre as suas mensagens, com as suas próprias plataformas de comunicação e sem necessidade de intermediação jornalística.

Contribuições teóricas/metodológicas: Promove a discussão da relação entre a mercantilização, a política e o futebol, em torno do DirCom e o seu papel na atualidade, objeto por explorar.

Contribuições sociais/para a gestão: Analisa o papel do DirCom na governança das SAD e na relação com os stakeholders, num mundo cada vez mais digital, abrindo caminho a novas pesquisas.

 

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Biografia Autor

José Lemos Quintela, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Lisboa, Portugal. CIES do ISCTE-IUL

José de Lemos Quintela, investiga na área das Ciências da Comunicação, com foco na Comunicação Organizacional e Futebol. É Bolseiro de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia no programa de Doutoramento em Ciências da Comunicação no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (Portugal), tendo nesta mesma instituição concluído o DEA em Ciências da Comunicação, em 2018. Concluiu o Mestrado em Comunicação Integrada em 2012/03/13 pelo(a) Instituto Superior de Novas Profissões. Concluiu o DEA  em Comunicação das Organizações em 2005/12/19 pela Universidad CEU Cardenal Herrera (Espanha), tendo a sua investigação incidido sobre a Comunicação Financeira. Concluiu a Licenciatura em Relações Públicas e Publicidade em 1990/07/31 pelo Instituto Superior de Novas Profissões(Lisboa/Portugal). Ao longo dos seus mais de 25 anos de carreira profissional tem aliado a actividade de docente do ensino superior e de investigação com a actividade de gestão e comunicação em diversos tipos de organizações, tanto como quadro integrado, como com consultor. Neste percurso assumiu desde funções técnicas, de direcção e de administração eme de diferentes sectores de actividade: Defesa; Media e Comunicação; Financeiro; Pasta &Papel e Desporto.

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Publicado

2020-06-19

Como Citar

Quintela, J. L. (2020). O diretor de comunicação no futebol: perfis e tendências nos “três grandes” clubes portugueses. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 9(1), 21–41. https://doi.org/10.5585/podium.v9i1.13748

Edição

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