Quando Thémis era menina: antecedentes mitológicos do tó Koinón na Grécia Arcaica (do século VIII ao VI a.C.)

Autores

  • Thiago de Azevedo Pinheiro Hoshino Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v8i2.1967

Palavras-chave:

História do Direito, Grécia Arcaica, espaço público, mitologia.

Resumo

O presente trabalho propõe uma análise dos núcleos de representações “jurídicas” passíveis de identificação no âmbito dos mitos gregos. Acessados especialmente pelas obras de Hesíodo e Homero, abarcam o período dos séculos VIII ao VI a.C. Nossa hipótese é a de que, não surgindo o direito aí como um fenômeno dotado de autonomia, é mais fecundo observá-lo desde sua funcionalidade ritual, ensejando práticas sociais diversas de resolução de conflitos, atribuição de poderes, reconhecimento de pertencimentos, etc. Nesse sentido, se o rito atualiza e presentifica o mito, essas práticas têm um caráter performático. Dentro da tensão entre continuidade e descontinuidade, nosso objetivo foi explicitar de que maneira as transformações que conduzirão ao “milagre” democrático do século V estão associadas à tradição narrativa mitológica e a uma dialética envolvendo o estatuto ontológico da palavra, cuja laicização permite que seja publicamente apropriada por espectros cada vez mais amplos da polis. O espaço público – tó Koinón – portanto, que se conforma na Grécia Clássica permanecerá tributário desse imaginário pré-filosófico, do que deriva uma série de implicações políticas que buscamos evidenciar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago de Azevedo Pinheiro Hoshino, Universidade Federal do Paraná

Acadêmico do 4° ano do Curso de Bacharelado em Direito da Universidade Federal do Paraná. Pesquisador-bolsista do CNPq/PIBIC-UFPR, no projeto “Paradgimas do Direito Ocidental”. Pesquisador do PROCAD UFPR/UEA/UNISANTOS para a “Proteção da Sociobiodiversidade na Amazônia”. Integrante do NEAB – Núcleo de Estudos Afro-Basileiros da UFPR.

Downloads

Publicado

23.02.2010

Como Citar

HOSHINO, Thiago de Azevedo Pinheiro. Quando Thémis era menina: antecedentes mitológicos do tó Koinón na Grécia Arcaica (do século VIII ao VI a.C.). Prisma Juridico, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 403–423, 2010. DOI: 10.5585/prismaj.v8i2.1967. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/1967. Acesso em: 18 abr. 2024.