Desigualdades de raça e gênero nas relações econômicas e culturais brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v21n2.21161

Palavras-chave:

colonialidade, desigualdades, gênero, exclusões, raça.

Resumo

A pesquisa tematiza as desigualdades interseccionais de raça e gênero no âmbito econômico e cultural brasileiro. Parte-se da colonialidade do poder na constituição dos dispositivos de raça e gênero, com o objetivo de analisar como as desigualdades se constituíram, historicamente, mediante um projeto que cristalizou formas de exploração econômica e cultural. O problema de pesquisa é: como o sistema socioeconômico brasileiro se utiliza das pessoas racializadas, em especial, das mulheres negras? A pesquisa emprega o método da complexidade e contribui para o campo ao evidenciar alternativas políticas de articulação entre igualdade e identidade, para reestruturar a organização social e garantir a coexistência equitativa de gênero, raça e classe, principalmente, visando à desconstrução da colonialidade do poder e redistribuição socioeconômica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leilane Serratine Grubba, Faculdade IMED (PPGD/PPGP) / Passo Fundo, RS

Doutora em Direito (UFSC/2015), com estágio de pós-doutoramento (UFSC/2017). Mestre em Direito (UFSC/2011). Mestre em Ciências Humanas na Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS/2020). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da ATITUS Educação (Mestrado em Direito). Professora Colaboradora do Mestrado em Psicologia da ATITUS Educação (PPGP). Professora da Escola de Direito (ATITUS Educação). Pesquisadora da Fundação IMED. Pesquisadora Coordenadora do Projeto de Pesquisa e Extensão CineLaw - Cinema, Direitos Humanos e Sociedade: vias para o Empoderamento (CNPq), apoiado pelo Instituto Interamericano de Derechos Humanos (IIDH) e pelo Programa Youth for Human Rights (YHRB). Coordenadora do Projeto de Pesquisa Biopolítica, Gênero e Direito (CNPq). Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Ensino do Direito (ABEDi), cargo de Conselheira Fiscal, gestão 2021-atual. Membro da Comissão para a Mulher - OAB/Passo Fundo. Membro da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da OAB Passo Fundo - RS. Atualmente tem como tema central de pesquisa os Direitos Humanos, Epistemologia, Estudos Culturais e Gênero. OrcID https://orcid.org/0000-0003-0303-599X Scopus: https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=55427997700 Web of Science/Publons https://publons.com/wos-op/researcher/2186763/leilane-serratine-grubba/ Academia https://imed.academia.edu/LeilaneSerratineGrubba/CurriculumVitae

Juliana Pires de Oliveira, Faculdade IMED (PPGD/PPGP) / Passo Fundo, RS

Possui graduação em Direito pelo INSTITUICAO EDUCACIONAL SAO JUDAS TADEU(2009). Atualmente é mestranda em Direito da Faculdade Meridional. Pesquisadora do grupo Biopolítica, Gênero e Direito (CNPq).

Referências

ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. São Paulo: Editora Jandaíra, 2020.

AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade. São Paulo: Letramento, 2018.

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

CARNEIRO, Sueli. Escritos de uma vida. São Paulo: Editora Jandaíra, 2020.

COLLINS, Patricia Hill. Interseccionalidade. Tradução de Rane Souza. São Paulo: Boitempo, 2021.

COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. Tradução de Jamille Pinheiro Dias. São Paulo: Boitempo, 2019.

CURIEL, Ochy. Construindo metodologias feministas a partir do feminismo decolonial. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2020.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

GASSEN, Valcir. A lei de terras de 1850 e o direito de propriedade. Florianópolis: UFSC, 1994. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76176. Acesso em: 26 set. 2022.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: Neoliberalismo y nuevas técnicas de poder. Traducción de Alfredo Bergés. Bracelona: Herder Editorial S.L., 2014.

HERRERA FLORES, Joaquín. A (re)invenção dos direitos humanos. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009.

LUGONES, María. Colonialidade e gênero. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2020.

MARCELLINO JUNIOR, Julio Cesar; MORAIS DA ROSA, Alexandre. O Processo eficiente na lógica econômica: Desenvolvimento, Aceleração e Direitos Fundamentais. Florianópolis: Editora Empório do Direito, 2015.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 14. ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2010.

MOURA, Clóvis. Sociologia do negro brasileiro. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2019.

QUIJANO, Aníbal. Cuestiones y horizontes: de la dependencia histórico-estructural a la colonialidad/descolonialidad del poder. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO; Lima: Universidad Nacional Mayor de San Marcos, 2020.

RIBEIRO, Djamila. Por que a creche é uma luta das mulheres? Inquietações femininas já demonstram que as crianças pequenas são de responsabilidade de toda a sociedade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.

RIOS, Maria Isabel Franco. A dependência como pressuposto do contrato de trabalho: ontem, hoje e provável amanhã - uma leitura atemporal. Belo Horizonte: Boitempo: 2011.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A construção multicultural da igualdade e da diferença. In: VII Congresso Brasileiro de Sociologia, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de 4 a 6 de setembro de 1995. Disponível em: https://www.ces.uc.pt/ces/publicacoes/oficina/135/135.pdf. Acesso em: 26 set. 2022.

SCHOLZ, Roswitha. O valor é o homem: Teses sobre a socialização pelo valor e a relação entre sexos. Novos Estudos – CEBRAP, n. 45, p. 15-36, 1996.

SCHOLZ, Roswitha. O sexo do capitalismo: Teorias feministas e metamorfose pós-moderna do patriarcado. Berlin: Editora Horlemann, B. 2011. Disponível em: http://obeco-online.org/roswitha_scholz6.htm. Acesso em: 20 dez 2020.

VITA, Leticia. Constitucionalismo social como democracia económica. Una relectura de la constitución de Weimar a la luz del aporte de Hugo Sinzheimer. Historia constitucional, Buenos Aires, n 19, p. 565-591, 2018.

Downloads

Publicado

17.11.2022

Como Citar

GRUBBA, Leilane Serratine; OLIVEIRA, Juliana Pires de. Desigualdades de raça e gênero nas relações econômicas e culturais brasileiras. Prisma Juridico, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 349–366, 2022. DOI: 10.5585/prismaj.v21n2.21161. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/21161. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos