Os Movimentos Feminista e de Mulheres frente aos conflitos de gênero no Brasil

Autores

  • Angelita Maria Maders URI e UNIJUÍ
  • Rosângela Angelin URI

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v11v1.3117

Palavras-chave:

movimentos feminista e de mulheres- conflitos sociais - relações de gênero - mulheres - Direito

Resumo

Os conflitos sociais fazem parte da evolução da sociedade e dos processos de resistência. As relações de gênero e o reconhecimento, por vezes equivocado, da identidade feminina são causas de conflitos sociais, uma vez que, frente a esse cenário, sempre houve um movimento de resistência das mulheres em busca da equidade nas relações de gênero. Na modernidade, esses movimentos feministas e de mulheres se organizaram de tal forma que foram capazes de alterar a situação discriminatória existente, sendo considerados os precursores de muitos avanços na melhoria da vida das mulheres. Assim, o presente artigo pretende abordar a caminhada desses movimentos, em especial no Brasil, apontando os avanços jurídicos e a necessidade de permanente vigília e luta contra qualquer forma de opressão e discriminação, tendo como referencial a questão de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelita Maria Maders, URI e UNIJUÍ

Defensora Pública do Estado na Comarca de Santo Ângelo/RS, Professora do Mestrado em Direito da URI, bem como dos cursos de graduação em Direito na URI e na UNIJUÍ, Mestre em Gestão, Desenvolvimento e Cidadania pela Unijuí e Doutora em Direito pela Universidade de Osnabrück, Alemanha.

Rosângela Angelin, URI

Doutor em Direito pela Universidade de Osnabrück (Alemanha), docente do Mestrado em Direito e da Graduação em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus Santo Ângelo-RS, Docente do Curso de Direito das Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA) de Santa Rosa-RS, coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre “Direitos Humanos e Cidadania”(FEMA) e do grupo de pesquisa “Multiculturalismo, Direitos Humanos e Cidadania” (URI), coordenadora do Projeto de Extensão “Da dignidade da pessoa humana a plena cidadania” (FEMA), membro do grupo de pesquisa “Tutela dos Direitos e sua Efetividade”, registrado no CNPq e sustentação da linha de pesquisa Cidadania e novas formas de solução de conflitos, do Mestrado em Direito da URI Santo Ângelo, membro do grupo de estudos “Direito, Cidadania e Políticas Públicas” da UNISC, registrado no CNPq, colaboradora na execução de projetos junto a ONG Associação Regional de Desenvolvimento e Educação (AREDE) e integrante da Marcha Mundial de Mulheres. E-mail: rosangelaangelin@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

09.04.2013

Como Citar

MADERS, Angelita Maria; ANGELIN, Rosângela. Os Movimentos Feminista e de Mulheres frente aos conflitos de gênero no Brasil. Prisma Juridico, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 13–31, 2013. DOI: 10.5585/prismaj.v11v1.3117. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/3117. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos