Educação e empoderamento feminino: uma crítica ao terceiro “Objetivo de Desenvolvimento do Milênio” (ODM) sobre igualdade de gênero

Autores

  • Augusto Jobim do Amaral Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Gabriela Ferreira Dutra Universidade de Milão-Bicocca
  • Liziane da Silva Rodríguez PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v17n2.8231

Palavras-chave:

Educação, Empoderamento feminino, Direitos Humanos. Objetivo de Desenvolvimento do Milênio, Organização das Nações Unidas.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo, sob o cenário dos Direitos Humanos e da Organização das Nações Unidas (ONU), apresentar os atuais esforços para o empoderamento feminino no que se refere à educação, tendo como enfoque principal o terceiro ODM (Objetivo de Desenvolvimento do Milênio), demonstrando as metas propostas e os possíveis reflexos sociais de tais diretrizes, sobretudo em países com extrema diferença cultural e com traços autoritários. Sendo assim, através da metodologia de pesquisa bibliográfica e análise documental, o objetivo é propor uma análise sobre o fato de que políticas como o ODM são importantes para diminuir as desigualdades de gênero e promover o empoderamento feminino, entretanto aponta a imprescindibilidade de metas mais específicas para países com marcadores sociais de vulnerabilidade, em especial no tocante à educação, para que não se verifique um reforço das desigualdades já existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Jobim do Amaral, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais (mestrado e doutorado) da PUCRS; Doutor em Altos Estudos pela Universidade de Coimbra (Portugal) e Doutor em Ciências Criminais pela PUCRS.

Gabriela Ferreira Dutra, Universidade de Milão-Bicocca

Doutoranda em Direito Internacional Público pela Universidade de Milão-Bicocca. Mestre em Direito pela Birkbeck College, University of London, pós-graduação em Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Advogada.

Liziane da Silva Rodríguez, PUCRS

Mestranda em Ciências Criminais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais (PPGCrim) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Direito Penal e Política Criminal: Sistema Constitucional e Direitos Humanos pelo Programa de Pós - Graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Formou-se em Direito pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Advogada.

Downloads

Publicado

21.12.2018

Como Citar

DO AMARAL, Augusto Jobim; DUTRA, Gabriela Ferreira; RODRÍGUEZ, Liziane da Silva. Educação e empoderamento feminino: uma crítica ao terceiro “Objetivo de Desenvolvimento do Milênio” (ODM) sobre igualdade de gênero. Prisma Juridico, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 255–271, 2018. DOI: 10.5585/prismaj.v17n2.8231. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/8231. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos