Educação e empoderamento feminino: uma crítica ao terceiro “Objetivo de Desenvolvimento do Milênio” (ODM) sobre igualdade de gênero

Autores/as

  • Augusto Jobim do Amaral Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Gabriela Ferreira Dutra Universidade de Milão-Bicocca
  • Liziane da Silva Rodríguez PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v17n2.8231

Palabras clave:

Educação, Empoderamento feminino, Direitos Humanos. Objetivo de Desenvolvimento do Milênio, Organização das Nações Unidas.

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo, sob o cenário dos Direitos Humanos e da Organização das Nações Unidas (ONU), apresentar os atuais esforços para o empoderamento feminino no que se refere à educação, tendo como enfoque principal o terceiro ODM (Objetivo de Desenvolvimento do Milênio), demonstrando as metas propostas e os possíveis reflexos sociais de tais diretrizes, sobretudo em países com extrema diferença cultural e com traços autoritários. Sendo assim, através da metodologia de pesquisa bibliográfica e análise documental, o objetivo é propor uma análise sobre o fato de que políticas como o ODM são importantes para diminuir as desigualdades de gênero e promover o empoderamento feminino, entretanto aponta a imprescindibilidade de metas mais específicas para países com marcadores sociais de vulnerabilidade, em especial no tocante à educação, para que não se verifique um reforço das desigualdades já existentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Augusto Jobim do Amaral, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais (mestrado e doutorado) da PUCRS; Doutor em Altos Estudos pela Universidade de Coimbra (Portugal) e Doutor em Ciências Criminais pela PUCRS.

Gabriela Ferreira Dutra, Universidade de Milão-Bicocca

Doutoranda em Direito Internacional Público pela Universidade de Milão-Bicocca. Mestre em Direito pela Birkbeck College, University of London, pós-graduação em Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Advogada.

Liziane da Silva Rodríguez, PUCRS

Mestranda em Ciências Criminais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais (PPGCrim) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Direito Penal e Política Criminal: Sistema Constitucional e Direitos Humanos pelo Programa de Pós - Graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Formou-se em Direito pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Advogada.

Publicado

2018-12-21

Cómo citar

DO AMARAL, Augusto Jobim; DUTRA, Gabriela Ferreira; RODRÍGUEZ, Liziane da Silva. Educação e empoderamento feminino: uma crítica ao terceiro “Objetivo de Desenvolvimento do Milênio” (ODM) sobre igualdade de gênero. Prisma Juridico, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 255–271, 2018. DOI: 10.5585/prismaj.v17n2.8231. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/8231. Acesso em: 4 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos