Na companhia de Hermes: em busca do papel hermenêutico da lei no Estado Democrático de Direito

Authors

  • Fernanda Andrade IMED
  • Mário Martins Mateiro

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v14n2.6270

Keywords:

Autopoiese, Hermenêutica, Lei

Abstract

O papel Hermenêutico da Lei no Estado Democrático de Direito constitui o problema deste trabalho. (i) A partir do mito grego de Hermes, compreende-se a Hermenêutica como filosofia, com universalidade, conhecimento histórico, superação da objetividade da compreensão e indissociabilidade entre pré-compreensão/interpretação/aplicação. A Lei (palavra escrita) não tem um sentido-em-si, porque o sentido lhe é dado pela construção com referência ao intérprete. (ii) Na sequência, trata-se da Lei e do sistema jurídico, compreendendo-se o Direito como um sistema Autopoiético, a Lei como fonte do Direito e o processo Hermenêutico de ingresso da fonte no sistema. (iii) Ainda, investiga-se a relação entre a Lei e a Democracia. Numa sociedade complexa e conflituosa, o Direito encontra, na teoria Autopoiética, a possibilidade de assimilar, de acordo com seus critérios de relevância, os elementos (fontes) de outros sistemas, sem ser a eles indiferente e sem sofrer interferência de fatores exógenos. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernanda Andrade, IMED

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Faculdade Meridional – IMED, Passo Fundo/RS; Especialista em Direito Constitucional Contemporâneo; Advogada; e-mail: fernandaandrade.pf@gmail.com.

Mário Martins Mateiro

Doutor em Direito pela UNISINOS, Porto Alegre/RS. Advogado. mateiro@razaoinfo.com.br

Published

2016-02-19

How to Cite

ANDRADE, Fernanda; MATEIRO, Mário Martins. Na companhia de Hermes: em busca do papel hermenêutico da lei no Estado Democrático de Direito. Prisma Juridico, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 167–193, 2016. DOI: 10.5585/prismaj.v14n2.6270. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/6270. Acesso em: 3 jul. 2024.