Precedentes judiciais: papel da jurisprudencialização do direito

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/2024.27223

Palabras clave:

microsistema de litigiosidade repetitiva, precedentes, jurisprudência, tribunais superiores

Resumen

Trata-se de resenha crítica acerca da obra “A dialética dos sistemas jurídicos no direito brasileiro com a acolhida da cultura de precedentes: percepção, ilusão e resultado”, de Ana Paula Soares da Costa Sosi, Advogada e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade FUMEC. Desenvolve estudo para se compreender como os tribunais em diferentes tempos, no curso da história, fixaram o uso de seu papel no exercício da interpretação do direito, e especialmente, no esforço de compreender esse exercício, pelo que indaga a autora e busca resposta: qual é o método hermenêutico que se ocuparia uma posição central na interpretação de leis e normas (se é que há)?. A partir dessa resenha, apresenta-se a contribuição de Ana Paula Sosi para entender a cultura de precedentes no direito brasileiro. Ao final, nota-se que, para a autora, “o sistema jurídico brasileiro não se transformou para outro sistema de tradição diversa, nem está a caminho disso, como tentam estranhamente fazer pensar”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriano da Silva Ribeiro, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC) / Belo Horizonte, MG - Brasil

Pós-Doutor em Direito pelo PPGD da Universidade FUMEC.

Pós-Doutor em Direito e Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino - UMSA. Mestre em Direito pela Universidade FUMEC. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade FUMEC, Belo Horizonte/MG, Brasil. Editor Assistente e Responsável Técnico na Revista Meritum do PPGD/FUMEC. Líder do Grupo de Pesquisas Empíricas em Direito e Jurimetria (GEDJUR) do PPGD/FUMEC - registrado no CNPq. Diretor de Relações Institucionais do Instituto Mineiro de Direito Processual (IMDP). Associado do CONPEDI. Professor na Pós-Graduação da EJEF. Assessor Judiciário do TJMG.

Carolina Almeida de Paula Freitas, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC) / Belo Horizonte, MG - Brasil

Mestre em Direito pela Universidade FUMEC. Especialista em Direito Civil, pelo IEC PUC MG. Graduada em Direito pela Universidade FUMEC. Integrante do Grupo de Pesquisa em Direito Processual (GEPRO) registrado no CNPq. Professora da Faculdade Direito da FUMEC. Professora da Faculdade de Sabará. Assessora Judiciária do TJMG.

Citas

SOSI, Ana Paula Soares da Costa. A dialética dos sistemas jurídicos no direito brasileiro com a acolhida da cultura de precedentes: percepção, ilusão e resultado. São Paulo: Dialética, 2023.

Publicado

2024-12-02

Cómo citar

RIBEIRO, Adriano da Silva; FREITAS, Carolina Almeida de Paula. Precedentes judiciais: papel da jurisprudencialização do direito. Prisma Juridico, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 427–431, 2024. DOI: 10.5585/2024.27223. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/27223. Acesso em: 5 feb. 2025.

Número

Sección

Resenhas
Visualizaciones
  • Resumen 92
  • pdf (Português (Brasil)) 45