O licenciamento ambiental e a responsabilidade civil do estado como instrumentos garantidores da sustentabilidade

Autores

  • Cristiano Cota Pinheiro Escola Superior Dom Helder Camara

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v11n2.3977

Palavras-chave:

Sustentabilidade, licenciamento, dano ambiental, responsabilidade.

Resumo

O presente trabalho científico parte da construção da noção de sustentabilidade como pressuposto da perpetuação das condições de vida para as presentes e futuras gerações. Em seguida, adentra no estudo dos instrumentos oferecidos pelo ordenamento jurídico para assegurá-la. Aborda, num primeiro momento, o licenciamento ambiental, instrumento de que dispõe o Estado para controlar ou limitar o exercício das atividades potencialmente poluidoras ou degradadoras do meio ambiente, enfocando as nuances de sua polêmica terminológica e sua vocação para dar concretude ao princípio da prevenção e ao princípio da precaução. Em seguida, enfoca a responsabilidade civil do Estado pela concessão de licenças legais e ilegais, bem como a sua omissão no dever de fiscalizar o exercício das atividades impactantes sobre o meio ambiente. Por fim, conclui que ambas são ferramentas complementares, atuando em momentos distintos, na busca pela garantia do princípio da sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Cristiano Cota Pinheiro, Escola Superior Dom Helder Camara

Analista Processual do Ministério Público da União. Especialista em Direito Processual pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2007).

Publicado

2013-07-01

Como Citar

PINHEIRO, Cristiano Cota. O licenciamento ambiental e a responsabilidade civil do estado como instrumentos garantidores da sustentabilidade. Prisma Juridico, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 371–390, 2013. DOI: 10.5585/prismaj.v11n2.3977. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/3977. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Secção

Artigos