Tecnologias de Informação em Saúde: Desafios e Perspectivas a Partir da Avaliação dos Usuários da Rede Pública de Blumenau (SC)
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v4i1.115Palavras-chave:
tecnologias de informação, saúde, prontuário eletrônico, rede pública de saúde, Blumenau.Resumo
O presente trabalho avalia a satisfação dos usuários/pacientes após a implantação de um prontuário eletrônico na rede pública de saúde de Blumenau, município com cerca de 310 mil habitantes, situado no Estado de Santa Catarina, no Sul do Brasil. Desde uma perspectiva metodológica, trata-se de uma pesquisa básica (natureza do estudo), quantitativa (abordagem do problema) e descritiva (objetivos). Quanto aos procedimentos técnicos para a realização do trabalho, empregou-se a pesquisa bibliográfica e o levantamento ou survey. A análise dos dados coletados baseou-se em técnicas da estatística descritiva, analítica e inferencial, incluindo a Modelagem de Equação Estrutural (MEE). Os resultados do estudo confirmam a estreita relação que existe entre a satisfação do usuário com o padrão de serviço prestado e a sua atitude frente a uma inovação, com destaque para a influência de variáveis como o sexo e a faixa etária dos entrevistados. Nesse sentido, conclui-se que a participação da sociedade na implantação das novas tecnologias contribuiria para o aperfeiçoamento de tais processos na área de assistência sanitária e ofereceria novas perspectivas de avanços no setor.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html