Nível de Qualidade de Vida no Trabalho de Colaboradores de uma Clínica Geriátrica
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v4i2.139Palavras-chave:
Qualidade de vida no trabalho, QWLQ-78, Clínica geriátrica.Resumo
Os níveis da qualidade de vida no trabalho são fundamentais para o processo de desenvolvimento de atividades empresariais. O objetivo é compreender os níveis de qualidade de vida no trabalho de uma equipe multiprofissional de uma clínica geriátrica. Participaram 34 profissionais, recrutados em 3 setores da Clínica, sendo: 10 profissionais do setor de apoio, 6 profissionais do setor de saúde e 18 profissionais do setor de enfermagem. Todos responderam ao questionário Quality of Working Life Questionnaire (QWLQ-78), composto de 78 questões. Ao final os dados foram analisados estatisticamente pelo programa SPSS versão 19.0 (ANOVA p< 0.05) e pelos valores da própria escala. Os resultados demonstraram que no Domínio Físico/Saúde todos os setores apresentaram valores de satisfação no trabalho classificados como “Neutro” e no Domínio Psicológico, Pessoal e Profissional, “Satisfatório” (p> 0.05). Conclui-se que todos os setores não apresentaram níveis de comprometimento na qualidade de vida no trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html