Gestão do Conhecimento no Âmbito da Administração Hospitalar: Proposta de Modelo Conceitual Integrativo para Gestão do Corpo Clínico

Autores

  • Vinícius Pereira Souza Rede Mater Dei (Belo Horizonte, MG) Coordenador do Serviço de Anestesiologia da Rede Mater Dei de Saúde, onde exerce atividades de sua especialidade e atividades administrativas. PUCMinas (Doutorando em Administração)
  • Rodrigo Baroni Carvalho Programa de Pós-Graduação em Administração (PUCMINAS)

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v4i2.161

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Administração Hospitalar, Tomada de Decisão.

Resumo

Os paradigmas da prestação de serviços de saúde têm sido profundamente questionados. Ambientes complexos e dinâmicos envolvendo múltiplos atores, áreas de conhecimento e possibilidades para a tomada de decisão fazem dos hospitais organizações intensivas em conhecimento, sendo que a gestão desse ativo assume caráter estratégico para as organizações de saúde. O objetivo do artigo é propor um modelo integrativo de gestão do conhecimento aplicada ao contexto específico do corpo clínico em saúde. O método utilizado compreendeu observação participante em uma grande rede hospitalar brasileira, revisão bibliográfica e validação dos construtos do modelo por especialistas da área de inovação e conhecimento. A principal contribuição do trabalho é um framework teórico, integrando políticas e práticas de gestão da informação e pessoas, criação e compartilhamento do conhecimento, construção de sentido e tomada de decisão, que busca impactar qualidade, efetividade e custos assistenciais. Os construtos da organização do conhecimento (Choo, 2003), da capacidade absortiva (Zahra & George, 2002) e da organização da aprendizagem (Argyris & Schon, 1996) constituem o modelo proposto. Concluiu-se que é premente o emprego de uma abordagem sistêmica para abarcar os desafios específicos da gestão do conhecimento no âmbito clínico hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Pereira Souza, Rede Mater Dei (Belo Horizonte, MG) Coordenador do Serviço de Anestesiologia da Rede Mater Dei de Saúde, onde exerce atividades de sua especialidade e atividades administrativas. PUCMinas (Doutorando em Administração)

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), especializações em Anestesiologia (1998) e Terapia Intensiva (2000), mestrado em Medicina (Cirurgia Cardiovascular) pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (2010), MBA pela Fundação Dom Cabral (2012) e Pós-MBA pela Kellogg School of Management - EUA (2012). Desde 2008 é Coordenador do Serviço de Anestesiologia da Rede Mater Dei de Saúde, onde exerce atividades de sua especialidade e atividades administrativas. Atualmente é também Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-Minas.

Rodrigo Baroni Carvalho, Programa de Pós-Graduação em Administração (PUCMINAS)

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) com período de doutorado-sanduíche (2004 a 2005) na Universidade de Toronto, Canadá (Faculty of Information Studies). Tem graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000).É Professor Adjunto da PUCMinas, atuando no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA). Possui experiência de 17 anos como Analista de Sistemas, tendo atuado na Cemig, Acesita, Belgo Mineira Sistemas (Arcelor), Bemge e no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Seus temas principais de pesquisa são: Gestão da Inovação, Gestão do Conhecimento, Gestão de Pessoas, Inteligência Competitiva, Tecnologia da Informação, Ciência da Informação,Administração Pública, Banco de Dados, Engenharia de Software e Sistemas de Informação. É membro do Comitê Científico da Divisão de Administração da Informação (ADI) da ANPAD para o biênio 2013-2014. Foi coordenador do tema Gestão da Informação da divisão acadêmica de Administração de Informação da ANPAD no biênio 2011-2012. É líder do tema Gestão Estratégica de TI e Governança de TI para o SEMEAD (Seminários de Administração) da USP em 2012-2013. É editor da Revista de Economia & Gestão da PUCMinas (Qualis B2) editada pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCMinas. 

Downloads

Publicado

2015-12-01

Como Citar

Souza, V. P., & Carvalho, R. B. (2015). Gestão do Conhecimento no Âmbito da Administração Hospitalar: Proposta de Modelo Conceitual Integrativo para Gestão do Corpo Clínico. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 4(2), 97–112. https://doi.org/10.5585/rgss.v4i2.161

Edição

Seção

Artigos