O Papel da Liderança Transformacional na Reconstrução de Significados Compartilhados de uma Unidade Estratégica de Negócios da Área da Saúde

Autores

  • Alex Sandro Quadros Weymer Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Vilmar Rodrigues Moreira Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v6i1.280

Palavras-chave:

Liderança Transformacional, Significados Compartilhados, Gestão da Saúde

Resumo

O objetivo do presente artigo foi verificar de que maneira o papel do líder transformacional pode influenciar na reconstrução de significados compartilhados, em face das mudanças corporativas estratégicas, diante de um processo de reestruturação envolvendo Unidades de Negócios com portfólios diferentes, mas inter-relacionados, à luz da liderança transformacional. A estratégia de pesquisa do presente trabalho caracteriza-se como um estudo de caso, por apresentar a singularidade de uma organização específica, bem como a utilização de triangulação de diferentes fontes de dados (Stake, 1995; Maxwell, 2005). Tal triangulação permitiu não somente a construção de categorias de análises subsidiadas pelo desenvolvimento teórico e definição do questionário, mas também a confirmação de tais categorias consubstanciadas à medida que os dados foram coletados, incluindo 106 respondentes, além de 20 gerentes, denominados “líderes transformacionais” no presente trabalho. Conclui-se que, mesmo diante de problemas estruturais, os líderes têm uma boa aceitação por parte de seus funcionários e que o papel do líder é bastante significativo no processo de mudança e de reconstrução de significados, especialmente a partir da interpretação deles em relação não somente às expectativas da cúpula administrativa, mas também às condições de trabalho oferecidas e percebidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Sandro Quadros Weymer, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui Doutorado em Administração pela PUCPR, Mestrado em Administração com enfoque em Estratégias Empresariais pela Universidade Federal do Paraná, Especialização em Gestão Empresarial e Graduação em Administração pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Coordenador do Curso em Gestão Estratégica de Pessoas da PUCPR. Tem experiência como gerente de recursos humanos (Business Partner) e atua em Especialização e MBA pela PUCPR, abordando os seguintes temas: Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão por Competências, Comportamento Gerencial. É consultor na área de Gestão de Pessoas.

Vilmar Rodrigues Moreira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Administração pela FGV-SP (2009), com estágio doutoral e pós-doutorado na Justus-Liebig-Universität Giessen-Alemanha, possui mestrado em Administração pela PUCPR (2003) e graduação em Matemática pela UFPR (1998). Atualmente é professor titular da PUCPR. Na PUCPR atua na Escola de Negócios como professor e pesquisador no Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas e no curso de Administração. Tem experiência na área de Administração com ênfase em métodos quantitativos e sistemas de informações. Suas principais áreas de atuação são: gestão de riscos, análise de investimentos, análise de desempenho, modelagem e simulação.

Downloads

Publicado

2017-04-01

Como Citar

Weymer, A. S. Q., & Moreira, V. R. (2017). O Papel da Liderança Transformacional na Reconstrução de Significados Compartilhados de uma Unidade Estratégica de Negócios da Área da Saúde. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 6(1), 23–31. https://doi.org/10.5585/rgss.v6i1.280

Edição

Seção

Artigos