Diminuindo barreiras organizacionais a comunicação interna como estratégia de gestão hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v9i2.14332Palavras-chave:
Comunicação interna, Marketing interno, Gestão hospitalar, Estratégia, Funcionário.Resumo
A comunicação interna impacta positivamente na satisfação com o trabalho e no comprometimento dos funcionários com a organização. Porém, pouco se discute sobre os benefícios da comunicação interna em organizações hospitalares. Esta pesquisa teve como objetivo analisar como os funcionários de um hospital avaliam as estratégias de comunicação interna e como a comunicação interna impacta no sentimento de orgulho dos funcionários em fazerem parte da organização. Foram realizadas pesquisa descritiva, com 89 colaboradores, observações in loco e análise de documentos internos da organização. Observou-se que o hospital possui poucos canais formais de comunicação interna, um organograma verticalizado e gestão não democrática dos processos decisórios. A avaliação das estratégias de comunicação interna depende do gênero e do nível de escolaridade do funcionário. Demonstrou-se, que os funcionários sentem mais orgulho em pertencer a organização quando ela facilita a comunicação interna e quando as suas manifestações espontâneas são valorizadas pela direção do hospital.
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