Promoção da satisfação e lealdade dos pacientes em instituições de saúde: revisão integrativa

Autores

  • Gisele Hespanhol Dorigan Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem Fundação Hermínio Ometto - FHO https://orcid.org/0000-0001-7610-3637

DOI:

https://doi.org/10.5585/rgss.v10i1.17719

Palavras-chave:

Satisfação do paciente, Qualidade da assistência à saúde, Hospitais

Resumo

Considerando a alta complexidade da gestão de serviços em saúde, gestores buscam por estratégias que assegurem a satisfação e a lealdade dos pacientes. O objetivo desta pesquisa foi sintetizar as principais estratégias que têm sido utilizadas para promoção da satisfação e lealdade dos pacientes em organizações de saúde. Realizou-se um estudo de revisão integrativa, no período de outubro a dezembro de 2019, abrangendo publicações das bases de dados Web of Science, SCOPUS e BIREME, nos idiomas inglês, espanhol e português, com os descritores padronizados satisfação do paciente e hospitais, e com a palavra-chave lealdade do paciente. Compuseram a amostra nove artigos, que descrevem a relação desses construtos com a percepção do valor do serviço, qualidade do serviço, experiências do paciente, bem como o uso da estratégia de marketing Gestão do Relacionamento com Cliente (CRM). Essa estratégia permite às organizações estabelecer um relacionamento significativo com os clientes por meio da compreensão de seus comportamentos. Há ainda a descrição de um plano de implantação de programa com oferta de serviços diferenciados de hospitalidade. Identificou-se que os construtos valor percebido do serviço e qualidade do serviço antecedem a satisfação e a lealdade dos pacientes. A estratégia de CRM foi relacionada à lealdade do paciente, e os estudos ressaltam que os gestores de saúde estimulam o desenvolvimento de competências atitudinais pelos profissionais da equipe de saúde na prestação da assistência, de modo a agregar valor ao serviço oferecido e proporcionar o aumento da satisfação e a lealdade do paciente nas organizações de saúde.

 

 

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Biografia Autor

Gisele Hespanhol Dorigan, Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem Fundação Hermínio Ometto - FHO

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (Bacharel e Licenciatura: 2005-2008), Mestrado em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/ Unicamp, 2011), Doutorado em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (FEnf/ Unicamp, 2016) e MBA em Gestão de Serviços de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV Management). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Fundação Hermínio Ometto (FHO) e de Cursos de Pós-Graduação em Saúde (multiprofissionais) e de Enfermagem, trabalha com ênfase nos temas: Qualidade e Segurança em Saúde, Gerenciamento de Pessoas em Saúde e Metodologia de Pesquisa Científica. Atuou como Coordenadora do Serviço de Enfermagem - Áreas clínicas do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Limeira-SP e como enfermeira assistencial na Unidade de Neonatologia do Hospital Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti - CAISM/ Unicamp. É membro da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) - Núcleo Campinas (desde 2008) e membro da Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn - Regional Campinas. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Gerenciamento da Assistência de Enfermagem (FEnf/ Unicamp) na qualidade de pesquisadora, e como Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem (FHO). É revisora ad-hoc de periódicos nacionais e internacionais como a Journal of Nursing Measurement, Acta Paulista de Enfermagem e Online Brazilian Journal of Nursing. Desenvolve pesquisas na área de Gestão e Gerenciamento em Saúde, com ênfase nos temas: gerenciamento da assistência de enfermagem, satisfação do paciente, qualidade da assistência à saúde, avaliação em saúde e segurança do paciente.

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Publicado

2021-03-08

Como Citar

Dorigan, G. H. (2021). Promoção da satisfação e lealdade dos pacientes em instituições de saúde: revisão integrativa. Revista De Gestão Em Sistemas De Saúde, 10(1), 1–20. https://doi.org/10.5585/rgss.v10i1.17719

Edição

Secção

Artigos