Capacidades Dinâmicas em um Ambiente de Crise: Uma Análise Comparativa de Casos do Setor de Varejo de Vestuário e Calçados

Renata Barcelos, Daniel Paulino Teixeira Lopes, Carlos Alberto Gonçalves, Allan Claudius Queiroz Barbosa

Resumo


Objetivo do trabalho: explorar evidências sobre a relevância das capacidades dinâmicas para o desempenho econômico das empresas e sobre o papel mediador do ambiente externo na relação capacidade-desempenho no contexto da crise político-econômica brasileira do período 2015-2017.

Metodologia: estudo comparativo de dois casos de empresas familiares de mesmos setor e idade, mas com resultados econômicos opostos. Questionário estruturado e entrevista semiestruturada foram aplicados a um conselheiro de administração.

Originalidade: discute-se dinâmica ambiental e capacidades como elementos fundamentais ao desempenho. Enquanto a primeira tem sido pouco discutida no campo da estratégia, as últimas são ainda pouco exploradas em contextos de crise.

Principais resultados: demonstrou-se a complexidade envolvida em pesquisas que relacionam ambiente, capacidades e desempenho. A relevância das capacidades dinâmicas foi evidenciada, mas a governança corporativa foi demonstrada como elemento fundamental para o desenvolvimento de tais capacidades. A ideia de tolerância ambiental é levantada diante de empresas longevas que não desenvolveram algumas capacidades estratégicas ao longo dos anos.

Contribuições teóricas: retoma-se a relevância do ambiente externo nos estudos de estratégia e propõe-se a governança corporativa como uma capacidade fundamental a ser investigada no contexto das capacidades dinâmicas. O fator temporal entre capacidades e desempenho é também destacado. Dependência da trajetória e capacidades ordinárias são sugeridas como elementos importantes para a construção de uma teoria baseada em capacidades.

 


Palavras-chave


Capacidades Dinâmicas. Dinâmica Ambiental. Desempenho. Crise. Análise Comparativa.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/riae.v17i4.2615

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE



Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.