A Competitividade do Setor de Telecomunicações Brasileiro

Autores

  • Cristiana Fernandes De Muylder PDMA Universidade FUMEC
  • Jefferson Lopes La Falce PDMA Universidade FUMEC
  • Maxwell Domiciano Rodrigues Universidade FUMEC e Faculdades UNA

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v17i4.2619

Palavras-chave:

Setor de Telecomunicações. Competitividade. Estratégia. Inovação. Desempenho.

Resumo

Objetivo: O objetivo deste trabalho consiste em analisar a competitividade e o desempenho do setor de telecomunicações brasileiro no período que antecedeu o processo da privatização findo no ano de 2013.

Método: Esta pesquisa utilizou dados secundários referentes ao setor de telecomunicações brasileiro no período de 1998 a 2013, com o intuito de analisar os indicadores de competitividade do setor e se fundamenta no estudo realizado por Ferraz et al. (1997), também verificados por De Muÿlder (2004), na qual os resultados foram agrupados nos grupos de fatores empresariais, estruturais e sistêmicos.

Originalidade/Relevância: Explicitar indicadores pode apoiar estratégias e sugerir novos rumos para o setor como um todo é muito relevante uma vez que estudos aplicados sobre desempenho e competitividade de setores econômicos auxilia na condução de políticas públicas e setoriais (Sousa, Vasconcellos, 2000; De Muylder, 2004; Cardoso, 2012; Silva, 2007, Silva et al.,2016; Magro, Silva e Klann, 2017).

Resultados: As transformações observadas ao longo dos anos estudados permitiram verificar que as características atuais do setor e das empresas impulsionaram as mudanças que continuam a acontecer, embora já se possa evidenciar que se trata de um setor com uma gama de serviços diferenciados de benefícios para aumentar o valor agregado da oferta de empresas face ao número de concorrentes.

Contribuição teórica ou metodológica: A discussão sobre indicadores de competitividade e desempenho a partir de modelo empírico, focando a expansão e participação no mercado é uma contribuição teórica que foi indicada por Fajnzylber (1988) primordialmente por incluir o fator social e conceitos como eficiência e eficácia, o preço e a qualidade (Coutinho; Ferraz, 1994).

Downloads

Biografia do Autor

Cristiana Fernandes De Muylder, PDMA Universidade FUMEC

Doutora em Economia.

Jefferson Lopes La Falce, PDMA Universidade FUMEC

Doutorado em Administração

Maxwell Domiciano Rodrigues, Universidade FUMEC e Faculdades UNA

Mestre em Administração

Downloads

Publicado

04.10.2018

Como Citar

De Muylder, C. F., La Falce, J. L., & Rodrigues, M. D. (2018). A Competitividade do Setor de Telecomunicações Brasileiro. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 17(4), 38–54. https://doi.org/10.5585/ijsm.v17i4.2619

Edição

Seção

Artigos
Crossref
0
Scopus
0
Visualizações
  • Resumo 437
  • PDF 196