Inovação incremental: tecnologia da quarta camada da Fujifilm

Milton de Abreu Campanario, Èmerson Antônio Maccari, Cibele Barsalini Martins, Paulo Antonio de Jesus Maffei

Resumo


Com  a  globalização,  as  empresas  tiveram  de  adaptar-se a uma nova realidade, gerando, assim,  uma  necessidade  contínua  de  aperfeiçoamento para sua permanência  no  mercado.  Diante  disso,  torna-se  indispensável analisar  a real importância  das inovações tanto  radicais quanto incrementais  nas  organizações.  Nesse  sentido,  este  artigo  aborda os conceitos-chave em relação à inovação  e  suas  conseqüências  na  competitividade  das  empresas. O método foi  o  de estudo  de  caso  na  empresa Fujfilm, avaliando a inovação tecnológica  e as  efetivas mudanças que essa inovação trouxe  para  a  empresa.  Este  estudo  está  embasado  no  referencial  teórico e em  entrevistas com questionário  semi-estruturado.  As  principais  conclusões  indicam que a Fujifilm, para manter-se competitiva, teve de investir em pesquisa e desenvolvimento (P&D),  processo  de melhoramento  contínuo e  inovação  incremental  da  tecnologia  da  quarta camada  de  cor,  que  utiliza  o  conceito  de  reprodução da luz semelhante à forma de percepção da imagem pela visão humana.


Palavras-chave


Inovação incremental. Inovação tecnológica. Pesquisa e desenvolvimento. P&D.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v4i1.71

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE



Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.