A relação da orientação para o mercado e o comportamento inovador das indústrias do vestuário

Fabiano Palhares Galão, Flávia Pellissari Pomin Frutos, Vandre Alex da Silva Silva, Mario Nei Pacagnan

Resumo


Neste estudo, o foco é articular os conceitos de inovação e orientação para o mercado, utilizando como referencial empírico o setor têxtil-vestuário.Quanto aos métodos utilizados, a pesquisa foi descritiva, com análise quantitativa a partir de um survey envolvendo amostra de 62 empresas industriais do setor têxtil-vestuário, da cidade de Londrina (PR). Para verificar o grau de orientação para o mercado das empresas da amostra, foi utilizada a escala Markor, desenvolvida por Kohli, Jaworski e Kumar (1993), sendo a análise dos dados realizada a partir do coeficiente de correlação de Pearson. A premissa básica, de acordo com os dados da pesquisa de campo, é que a aproximação com o mercado consumidor e o foco no cliente são fatores que podem contribuir para o desenvolvimento e a implementação de inovações por parte das empresas.

Palavras-chave


Inovação. Orientação para o mercado. Vestuário.

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DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v6i2.1241

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