A relação da orientação para o mercado e o comportamento inovador das indústrias do vestuário

Autores

  • Fabiano Palhares Galão
  • Flávia Pellissari Pomin Frutos
  • Vandre Alex da Silva Silva
  • Mario Nei Pacagnan

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v6i2.1241

Palavras-chave:

Inovação. Orientação para o mercado. Vestuário.

Resumo

Neste estudo, o foco é articular os conceitos de inovação e orientação para o mercado, utilizando como referencial empírico o setor têxtil-vestuário.Quanto aos métodos utilizados, a pesquisa foi descritiva, com análise quantitativa a partir de um survey envolvendo amostra de 62 empresas industriais do setor têxtil-vestuário, da cidade de Londrina (PR). Para verificar o grau de orientação para o mercado das empresas da amostra, foi utilizada a escala Markor, desenvolvida por Kohli, Jaworski e Kumar (1993), sendo a análise dos dados realizada a partir do coeficiente de correlação de Pearson. A premissa básica, de acordo com os dados da pesquisa de campo, é que a aproximação com o mercado consumidor e o foco no cliente são fatores que podem contribuir para o desenvolvimento e a implementação de inovações por parte das empresas.

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Publicado

02.09.2008

Como Citar

Galão, F. P., Frutos, F. P. P., Silva, V. A. da S., & Pacagnan, M. N. (2008). A relação da orientação para o mercado e o comportamento inovador das indústrias do vestuário. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 6(2), 147–154. https://doi.org/10.5585/ijsm.v6i2.1241

Edição

Seção

Artigos