VISÃO BASEADA EM RECURSOS DINÂMICOS: ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES DA ÁREA DE DINÂMICA DE SISTEMAS (DS) PARA A TEORIA DA VISÃO BASEADA EM RECURSOS (VBR)
DOI: 10.5585/riae.v8i1.1628

Josué Vitor Medeiros Júnior, Miguel Eduardo Moreno Añez, Isabella Francisca Freitas Gouveia de Vasconcelos, Fernando Porfírio Soares de Oliveira

Resumo


O presente trabalho objetiva avaliar as contribuições conceituais da área de Dinâmica de Sistemas (DS) para a Teoria da Visão Baseada em Recursos (VBR), um campo de estudo da área de Estratégia. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico nos últimos anos na área de Estratégia e que contribuições a área de DS pode trazer neste contexto. Especificamente, é apresentada a arquitetura estratégica proposta por Warren (2002) que se utiliza dos dois conceitos para possibilitar análise das dependências entre os recursos e seus impactos dinâmicos no desempenho organizacional. Como resultado, pôde-se perceber que alguns aspectos não abordados pela VBR podem receber contribuições importantes provenientes da DS, como a oportunidade de construir modelos estratégicos que possibilitem a simulação, permitindo a análise da interdependência entre os recursos tangíveis e intangíveis, considerando não apenas o desempenho da empresa em um ponto no tempo, mas sua trajetória temporal e dinâmica. Pretende-se a partir deste trabalho, estender os estudos para aplicações dos seus resultados na área de ensino de estratégia, através de simuladores educacionais construídos com base nas duas áreas.


Palavras-chave


Dinâmica de Sistemas, Visão Baseada em Recursos, Dynamic Resource Based-View, Estratégia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v8i1.1628

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE



Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.