Valuation de uma spin-off brasileira de cloud computing voltada para o mercado de pequenas e médias empresas

Liliam Sanchez Carrete, Decio Krakauer, Jane Aparecida Marques

Resumo


Objetivo do Trabalho: O presente estudo tem como objetivo estudar a estratégia de realização de valuation de empresas de tecnologia, em especial de uma spin-off brasileira de cloud computing voltada para o mercado de pequenas e médias empresas, de forma a orientar os empreendedores desse setor para as fases de negociação de participação para captação de recursos para investidor Venture Capital com a finalidade de expansão ou saída do negócio.

Metodologia: Foi realizado um estudo de caso em uma spin-off específica, com foco em soluções de software de gestão empresarial para pequenas e médias empresas.

Originalidade: O mercado de cloud computing cresceu, no Brasil, 47% em 2016, o que indica um grande potencial para novas empresas focadas nesse segmento. Dessa forma, passa a ser relevante o estudo de estratégias de crescimento, de expansão ou de vendas dessas empresas.

Principais Resultados: A aplicação dos resultados obtidos  com o estudo pode ser útil para nortear estratégias de captação de recursos com fins de expansão dessas empresas de cloud computing através da sua avaliação tanto para futuros empreendedores quanto para investidores.

Contribuições Teóricas: A aplicação de um método de valuation de uma spin-off de uma empresa que atua no segmento de cloud computing para captação de recursos de investidores Venture Capital representa uma contribuição tanto para empreendedores quanto para investidores.


Palavras-chave


Estratégia empresarial; Valuation; Cloud computing; Empreendedorismo; Pequenas e médias empresas.

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DOI: https://doi.org/10.5585/riae.v19i2.13978

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