As interações da estratégia com a aprendizagem e a cultura: um estudo em uma organização familiar

Leilianne Michelle Trindade da Silva, Luciene Lopes Baptista

Resumo


O presente trabalho objetiva compreender as relações entre estratégia, aprendizagem e cultura organizacional, no sentido de explicar a interação dinâmica que ocorre no fenômeno de transformação cultural de uma organização familiar para uma estrutura de gestão profissionalizada. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, com a utilização do método de estudo de caso, desenvolvido em uma empresa familiar brasileira do segmento de fast food. Os dados primários foram coletados através da realização de entrevista e os dados secundários se constituem em documentos organizacionais. A interpretação dos dados se deu a partir da análise de conteúdo. Verificou-se que a aprendizagem organizacional se constituiu numa experiência de perpetuação dos ensinamentos considerados relevantes para o desempenho estratégico da organização, ao mesmo tempo em que abre uma nova trilha no sentido da profissionalização da empresa investigada.

 


Palavras-chave


Estratégia Organizacional; Aprendizagem Organizacional; Cultura Organizacional; Organização Familiar.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v8i2.1632

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2009 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.