As interações da estratégia com a aprendizagem e a cultura: um estudo em uma organização familiar

Autores

  • Leilianne Michelle Trindade da Silva Universidade de São Paulo
  • Luciene Lopes Baptista Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v8i2.1632

Palavras-chave:

Estratégia Organizacional, Aprendizagem Organizacional, Cultura Organizacional, Organização Familiar.

Resumo

O presente trabalho objetiva compreender as relações entre estratégia, aprendizagem e cultura organizacional, no sentido de explicar a interação dinâmica que ocorre no fenômeno de transformação cultural de uma organização familiar para uma estrutura de gestão profissionalizada. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, com a utilização do método de estudo de caso, desenvolvido em uma empresa familiar brasileira do segmento de fast food. Os dados primários foram coletados através da realização de entrevista e os dados secundários se constituem em documentos organizacionais. A interpretação dos dados se deu a partir da análise de conteúdo. Verificou-se que a aprendizagem organizacional se constituiu numa experiência de perpetuação dos ensinamentos considerados relevantes para o desempenho estratégico da organização, ao mesmo tempo em que abre uma nova trilha no sentido da profissionalização da empresa investigada.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leilianne Michelle Trindade da Silva, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Mestre em Administração e Graduada em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Luciene Lopes Baptista, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

23.12.2009

Como Citar

Silva, L. M. T. da, & Baptista, L. L. (2009). As interações da estratégia com a aprendizagem e a cultura: um estudo em uma organização familiar. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 8(2), 107–134. https://doi.org/10.5585/ijsm.v8i2.1632

Edição

Seção

Artigos