As interações da estratégia com a aprendizagem e a cultura: um estudo em uma organização familiar
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v8i2.1632Palavras-chave:
Estratégia Organizacional, Aprendizagem Organizacional, Cultura Organizacional, Organização Familiar.Resumo
O presente trabalho objetiva compreender as relações entre estratégia, aprendizagem e cultura organizacional, no sentido de explicar a interação dinâmica que ocorre no fenômeno de transformação cultural de uma organização familiar para uma estrutura de gestão profissionalizada. Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, com a utilização do método de estudo de caso, desenvolvido em uma empresa familiar brasileira do segmento de fast food. Os dados primários foram coletados através da realização de entrevista e os dados secundários se constituem em documentos organizacionais. A interpretação dos dados se deu a partir da análise de conteúdo. Verificou-se que a aprendizagem organizacional se constituiu numa experiência de perpetuação dos ensinamentos considerados relevantes para o desempenho estratégico da organização, ao mesmo tempo em que abre uma nova trilha no sentido da profissionalização da empresa investigada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.