A Influência de Ferramentas de Gestão Estratégica e de Stakeholders no Desempenho de Organizações do Ramo Particular de Saúde do Distrito Federal

Bruno Vendruscolo, Valmir Emil Hoffmann, Carlos Alberto Freitas

Resumo


Este estudo teve como objetivo identificar o uso de ferramentas de gestão e a influência de stakeholders no desempenho organizacional de empresas no ramo particular de saúde do Distrito Federal. Para tanto, utilizou-se as ferramentas de gestão estratégica - orçamento, planejamento estratégico, balanced scorecard, benchmarking e softwares de gestão. Os participantes deste estudo consistiam de atores envolvidos nos processos estratégicos. Analisou-se os cinco anos passados nas organizações para entender o desempenho. A coleta de dados foi presencial, os instrumentos qualitativos consistiram de entrevistas presenciais, semiestruturadas com análise de conteúdo. Foram realizadas ainda análise de dados secundários e documentos. Para se mensurar o desempenho entre as organizações foi utilizado o método da Análise Envoltória de Dados (DEA), sob o padrão CCR, e a variação média de índices como o número de funcionários, médicos, custos, número de consultas e exames. Na análise de ferramentas e stakeholders foram adaptados valores para os maiores e menores encontrados e os demais resultados enquadrados. Nos resultados, cita-se a presença de ferramentas de gestão em cinco das seis organizações. O confronto do desempenho entre elas apresentou como resultado as organizações O2 e O4 como eficientes e a O3 como a menos eficiente. Identificou-se, por meio deste estudo, a necessidade de se compreender as exigências dos stakeholders e os indicadores definidos para se compreender o desempenho organizacional e sua evolução, determinados principalmente pelas ferramentas gerenciais. Embora não atinja o proposto, esse trabalho cria hipóteses sobre o uso dessas ferramentas e da análise de stakeholders no desempenho organizacional.

DOI:10.5585/riae.v11i1.1799


Palavras-chave


Desempenho; Gestão Estratégica; Saúde; Stakeholders.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i1.1799

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.