Estratégia Inovativa na Carcinicultura Potiguar: Assimetrias de Poder e Implicações para a Geração de Políticas de Inovação

Mariana Baldi, Ayalla Candido Freire

Resumo


O processo inovativo em aglomerados produtivos sugere a necessidade de estímulo à formação de redes dinâmicas, cuja compreensão pode apontar oportunidades e constrangimentos para a efetividade de políticas de inovação. A partir de uma abordagem contextualizada, nota-se que a capacidade inovativa em APLs depende das relações entre atores no contexto social e político que os cerca, onde grupos de interesse podem limitar a efetividade de políticas. Este trabalho analisa o comportamento político dos atores na rede de carcinicultura (cultivo de camarão em cativeiro) no estado do RN ao longo de sua ‘trajetória tecnológica’, a partir da abordagem de social embeddedness, permitindo compreender as estratégias inovativas no setor e refletir sobre a geração de políticas. O estudo de caso é realizado a partir de pesquisa bibliográfica, documental e empírica, cujos dados primários foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas e analisados através da análise de conteúdo, seguindo uma abordagem longitudinal e descritiva. Ao longo da trajetória do aglomerado fica evidenciada a relação de poder na rede, onde a interferência do Estado reduz as assimetrias de poder entre os atores, embora a formação de grupos de interesse constranja a capacidade inovativa na rede e no APL.

DOI:10.5585/riae.v11i3.1877


Palavras-chave


Processo Inovativo; Trajetória Tecnológica; Imersão Política; Carcinicultura.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i3.1877

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.