Cadeia de valores na gestão de custos: uma análise estratégica em cooperativas agropecuárias paranaenses

Delci Grapegia Dal Vesco, Marcelo Resquetti Tarifa, Vicente Pacheco, Denis Dall`Asta

Resumo


O objetivo do presente estudo é analisar sob o contexto estratégico a cadeia de valores na gestão de custos em cooperativas agropecuárias do Estado do Paraná. A contribuição ao estado da arte do tema é direcionada a exploração de conceitos elaborados por diferenciados autores relacionados. A análise estratégico-competitiva busca identificar quais itens compõem a cadeia de valores das organizações e suas influências na execução, planejamento e controle de seus custos. A metodologia utilizada foi caracterizada como um estudo empírico-analítico, realizado por meio de pesquisa survey, de coleta, observação e análise dos dados. A escolha da amostra para envio dos questionários, direcionou-se diretamente à representatividade do setor agropecuário na economia paranaense e brasileira. Considerando as limitações da pesquisa, pôde-se constatar que a ligação entre as diferentes atividades das cooperativas agropecuárias, inicia-se na aquisição das matérias-primas, até a manutenção pós-vendas dos produtos por elas desenvolvidos. Com isso, as diferentes estratégias na gestão de custos dessas empresas, resultam na vantagem competitiva de mercado.

 

DOI:10.5585/riae.v13i2.2058


Palavras-chave


Cadeia de Valores. Estratégia Competitiva. Gestão de Custos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i2.2058

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.