Criando Vantagem Competitiva Sustentável: A Responsabilidade Socioambiental Empresarial à Luz da Visão Baseada em Recursos

Débora Prazeres Balbino

Resumo


Ao se visualizar no mercado uma preocupação e valorização emergente dos aspectos sociais e ambientais, a Responsabilidade Socioambiental Empresarial (RSAE) é entendida como um novo paradigma a ser utilizado, que não mais se restringe a atender os anseios de lucro dos acionistas, mas que procura incluir em sua análise outros interessados, tais como a sociedade e o ambiente. A mesma é considerada como uma capacidade organizacional de acordo com a Resource-Based View (RBV), já que procura um conjunto de recursos, que a depender da maneira como é gerenciada pode vir a ser fonte de vantagem competitiva sustentável (VCS). Assim, o objetivo do estudo é analisar a RSAE como capacidade organizacional e propensa fonte de vantagem competitiva sustentável de uma empresa à luz da RBV, no sentido de entender como a mesma pode der alinhada à gestão estratégica e adicionar valor rumo à efetivação de uma VCS. A partir de uma discussão teórica, identificou-se alguns aspectos que podem ser elevados ao patamar de uma VCS, dentre os quais se torna possível visualizar a geração de uma boa reputação e imagem organizacional, bem como uma cidadania corporativa favorável à prática da RSAE, de maneira tal, que os concorrentes não imitem uma empresa com essa perspectiva.

 

DOI:10.5585/riae.v12i1.1805


Palavras-chave


Estratégia; Responsabilidade Socioambiental Empresarial; Resource-Based View; Vantagem Competitiva Sustentável.

Texto completo:

pdf


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i1.1805

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.