A participação do gerente de nível intermediário no processo de implementação da estratégia considerando os estudos de Floyd e Wooldridge (1992)

Cláudio Luiz Melo da Luz, Gustavo Gobbo, Rosália Aldraci Barbosa Lavarda

Resumo


Este estudo tem por objetivo analisar como se caracteriza a participação do gerente de nível intermediário, considerando a tipologia de Floyd e Wooldridge (1992), no processo de implementação da estratégia deliberada. Os quatro diferentes papéis que exercem os gerentes são: sintetizador de informações, defensor de alternativas, facilitador e implementador da estratégia deliberada pela alta gestão. Para se responder à questão de pesquisa foi adotada a metodologia qualitativa, por meio de estudo de caso único (EISENHARDT, 1989). As técnicas de coleta de dados foram entrevista semi-estruturada com gerentes de nível intermediário, análise de documentos e observação direta. Após a análise dos dados, que utilizou a técnica pattern matching (PÉREZ-AGUIAR, 1999) encontrou-se que os quatro pápeis são exercidos na Instituição, caracterizando o processo de formação da estratégia de forma deliberada.

 

DOI:10.5585/riae.v12i4.1952


Palavras-chave


Gerente de nível intermediário; implementação da estratégia; estudo de caso.

Texto completo:

pdf


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i4.1952

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.