Abordagem estratégica de Roadmapping na geração de diretrizes de inovação para firmas de um conglomerado industrial

Leonel Del Rey Melo Filho, Carlos Alberto Gonçalves, Lin Chih Cheng, Reynaldo Maia Muniz

Resumo


Geração de diretrizes de inovação com o propósito de redirecionar conglomerados industriais para atenderem novos setores-clientes com maiores exigências tecnológicas é certamente desafiador. O artigo descreve um estudo sobre a utilização da abordagem estratégica de roadmapping direcionado a esse fim. No trabalho participaram em parceria os segmentos industrial, governamental e academia. O processo consistiu de cinco grandes etapas: mapeamento do estágio tecnológico das firmas do conglomerado, mapeamento das competências dos professores-pesquisadores de uma escola de engenharia, roadmapping propriamente dito - promoção de oficinas de planejamento -, promoção de sessões de acoplamento e monitoramento de resultados. Nas oficinas de planejamento integrado, que é o foco do artigo, houve participação de quinze firmas do conglomerado junto com outras quinze organizações públicas e privadas externas. No processo de roadmapping foram utilizados para coletas de dados a observação participante, análises de documentos, entrevistas semi-estruturadas, e para tratamento de dados, utilizou-se a análise de conteúdo por meio da análise de avaliação e de uma técnica ainda pouco conhecida, a centering resonance analysis (CRA). Associado a isso, seis sessões de oficinas de trabalho coletivo foram realizadas - três entre as firmas do conglomerado e organizações externas e três rodadas de oficinas nas quinze firmas de forma inter-funcional. Como resultado, um conjunto de diretrizes de inovação para o conglomerado foi gerado, como também, percepções de que haveria uma melhor compreensão do mercado do setor-cliente alvo, um melhor direcionamento à tomada de decisão de investimentos atuais e futuros e uma maior integração entre as firmas.


Palavras-chave


Roadmapping; Diretrizes de Inovação; Conglomerado Industrial; Centering Resonance Analysis (CRA)

Texto completo:

pdf


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i3.2138

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.