Roadmapping strategic approach in generating innovation policies for firms of an industrial cluster

Authors

  • Leonel Del Rey Melo Filho Centro de Pós-Gradução e Pesquisa em Administração do departamento Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Alberto Gonçalves Centro de Pós-Gradução e Pesquisa em Administração do departamento Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lin Chih Cheng Departamento de Engenharia de Produção da UFMG
  • Reynaldo Maia Muniz Centro de Pós-Gradução e Pesquisa em Administração do departamento Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i3.2138

Keywords:

Roadmapping, Diretrizes de Inovação, Conglomerado Industrial, Centering Resonance Analysis (CRA)

Abstract

The generation of innovation policies in order to transform industrial clusters to attend new customers with higher technological requirements is certainly challenging. This paper shows a study about a roadmapping strategic approach used to reach this goal. This work was developed in partnership between the industry, government and a university. The process consisted of five stages: the definition of cluster firms technology features, gathering the researchers’ skills in an engineering school, the roadmapping itself, promotion planning workshops, and promoting engagement sessions and monitoring results. In the workshops of integrated planning, which are the focus of the present paper, there were fifteen cluster firms participation with fifteen foreign public and private organizations. In the roadmapping process we used for data collection participant observation, document analysis, semi-structured interviews. For data processing, we used the content analysis by evaluation analysis and the centering resonance analysis (CRA), a lesser known technique. Associated with this, six collective workshops were held - three with cluster firms and external organizations together and three workshops in fifteen inter-functional firms. As a result, we developed a set of innovation policies for the cluster, and generated insights like a better understanding of the new clients, better targeting decision making of current and future investment, besides greater integration between firms.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leonel Del Rey Melo Filho, Centro de Pós-Gradução e Pesquisa em Administração do departamento Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Engenheiro Mecânico, Mestre em Engenharia de Produção com foco em Gestão pela Qualidade e de Desenvolvimentos de Produtos (GDP), e Doutorando em Administração com foco em Estratégia e Inovação pelo Centro de Pós-Gradução e Pesquisa em Administração da UFMG

Carlos Alberto Gonçalves, Centro de Pós-Gradução e Pesquisa em Administração do departamento Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Foi professor do Departamento de Ciencia da Computação da UFMG na área de software basico e matemática computacional e, atualmente, é professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade FUMEC nas faculadades de Ciências Econômicas e Ciências Empresariais. Foi Coordenador do Programa de Pós Graduação em Administração nas Universidades UFMG. Foi coordenador do Colegiado de curso de pós - graduação em Administração na FUMEC; foi Coordenador do colegiado de Curso de graduação em Ciência da Computação e Coordenador do Colegiado do Curso de Tecnólogo em Computação da UFMG. Atualmente é coordenador da divisão ESO Estudos de Estrategia das Organizações da ANPAD; Publicou vários artigos em periódicos especializados e apresentou trabalhos em congressos e eventos nacionais e internacionais. Possui vários livros publicados, organizados e capítulos. Participou do desenvolvimento de inúmeros trabalhos técnicos, organizou eventos de inovação, participou de vários eventos no exterior e no Brasil. Membro do comitê de Estratégia da UBQ - MG; Coordenador do núcleo de Pesquisa NUME - Núcleo de estudos de Mercadologia e Estratégia. Orientou inúmeras teses de doutorado, dissertações de mestrado e trabalhos e conclusão de cursos de especialização e iniciação científica nas áreas de Administração e Ciência da Computação. Recebeu vários prêmios e/ou homenagens acadêmicas (como pode ser visto no lattes). Atua na área de Administração, com ênfase em teorias da estratégia das organizações, mercadologia, sistemas de inovação, novos métodos de pesquisa em administração.

Lin Chih Cheng, Departamento de Engenharia de Produção da UFMG

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC (1981), mestrado e doutorado em Systems In Management, University of Lancaster, Inglaterra (1990) e Licença Sabática na HEC, Montreal, Canadá (2002). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão de Desenvolvimento do Produto. É coordenador do Núcleo de Tecnologia da Qualidade e da Inovação (NTQI).

Reynaldo Maia Muniz, Centro de Pós-Gradução e Pesquisa em Administração do departamento Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984) e doutorado em Ciência Política e Administração Pública - Universidad Complutense de Madrid (1998). Atualmente é avaliador da RAE - Revista de Administração de Empresas (0034-7590), avaliador da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração,diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais e professor associado II da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor visitante da Universidad Complutense de Madrid (2001) e do Colegio Nacional de Ciencia Politica y Administración Publica (Mexico, D.F. 1992). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia e estrutura organizacional, teoria das organizações, governança corporativa, teoria da firma, poder nas organizações, políticas públicas.

Published

01.09.2015

How to Cite

Melo Filho, L. D. R., Gonçalves, C. A., Cheng, L. C., & Muniz, R. M. (2015). Roadmapping strategic approach in generating innovation policies for firms of an industrial cluster. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 14(3), 49–74. https://doi.org/10.5585/ijsm.v14i3.2138