A administração estratégica do capital intelectual: um modelo baseado na capacidade absortiva para potencializar inovação

Alessandra Cassol, Claudio Reis Gonçalo, André Santos, Roberto Lima Ruas

Resumo


O capital intelectual é percebido como um recurso estratégico capaz de ser propulsor da inovação. Neste contexto, sugere-se que o capital intelectual e a capacidade absortiva podem ser influenciadores da capacidade de inovar nas organizações e propõe-se um Modelo de administração estratégica do capital intelectual. Este artigo tem como objetivo propor e analisar um Modelo de Administração Estratégica do Capital Intelectual a partir de práticas da capacidade absortiva como potencializadora de inovação. Como método utiliza-se a pesquisa exploratória com abordagem quantitativa e aplicação de questionários para uma amostra de 104 gestores. Na análise dos dados utiliza-se a técnica de modelagem de equações estruturais por meio do Partial Least Squares (PLS), com a análise dos coeficientes de caminho observa-se uma forte relação entre os constructos o que confirmou as hipóteses da pesquisa. Verificamos que as práticas organizacionais adotadas para o desenvolvimento do capital intelectual, da capacidade absortiva e da inovação são: a) capacitação constante dos colaboradores; b) programas de sugestões; c) assimilação de novas tecnologias; d) aplicação de conhecimentos técnicos; e) parcerias com órgãos de apoio à inovação. Como contribuições, as evidências encontradas indicam que a capacidade absortiva promove o avanço da inovação, podendo ainda ser possível observar práticas de gestão do capital intelectual a partir de rotinas organizacionais.


Palavras-chave


Capital intelectual; Capacidade absortiva; Inovação

Texto completo:

pdf


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i1.2161

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.