Capacitadores do conhecimento e estratégias de sobrevivência e avanço para o aumento da competitividade: estudo em uma multinacional do setor alimentício

Michele Silva, Maria Celeste Reis Lobo Vasconcelos, Ester Eliane Jeunon, Simone Duflot

Resumo


O objetivo principal deste artigo é apresentar os resultados da pesquisa realizada para identificar e analisar as contribuições dos capacitadores do conhecimento e das estratégias de sobrevivência e avanço para a competitividade de uma multinacional do setor alimentício. Foi realizado um estudo de caso descritivo. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação de questionário a 219 colaboradores da empresa e entrevista individual com um gestor da alta gerência. Os dados quantitativos e qualitativos coletados foram analisados à luz do modelo teórico de Von Krogh, Ichijo & Nonaka (1998). Os resultados apontaram a presença dos cinco capacitadores do conhecimento e das estratégias de sobrevivência e avanço evidenciando suas contribuições para a competitividade da multinacional. Os capacitadores “instilar a visão do conhecimento”, “gerenciar as conversas” e “identificar os ativistas do conhecimento” mostraram contribuições importantes para a competitividade. Os capacitadores “criar o contexto adequado” e “globalizar o conhecimento local” representam pontos de melhoria. Os resultados da pesquisa sinalizaram que a empresa está atenta ao ambiente competitivo e desenvolve estratégias para garantir sua sobrevivência e avanço.


Palavras-chave


Gestão do conhecimento; Capacitadores do conhecimento; Estratégias de sobrevivência e avanço; Competitividade

Texto completo:

pdf


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i2.2323

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.