Capacitadores do conhecimento e estratégias de sobrevivência e avanço para o aumento da competitividade: estudo em uma multinacional do setor alimentício

Autores

  • Michele Silva PepsiCo do Brasil
  • Maria Celeste Reis Lobo Vasconcelos Fundação Pedro Leopoldo Mestrado Profissional em Administração
  • Ester Eliane Jeunon Fundação Pedro Leopoldo - FPL Mestrado Profissional em Administração
  • Simone Duflot Fundação João Pinheiro - FJP Mestrado em Administração Pública

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i2.2323

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Capacitadores do conhecimento, Estratégias de sobrevivência e avanço, Competitividade

Resumo

O objetivo principal deste artigo é apresentar os resultados da pesquisa realizada para identificar e analisar as contribuições dos capacitadores do conhecimento e das estratégias de sobrevivência e avanço para a competitividade de uma multinacional do setor alimentício. Foi realizado um estudo de caso descritivo. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação de questionário a 219 colaboradores da empresa e entrevista individual com um gestor da alta gerência. Os dados quantitativos e qualitativos coletados foram analisados à luz do modelo teórico de Von Krogh, Ichijo & Nonaka (1998). Os resultados apontaram a presença dos cinco capacitadores do conhecimento e das estratégias de sobrevivência e avanço evidenciando suas contribuições para a competitividade da multinacional. Os capacitadores “instilar a visão do conhecimento”, “gerenciar as conversas” e “identificar os ativistas do conhecimento” mostraram contribuições importantes para a competitividade. Os capacitadores “criar o contexto adequado” e “globalizar o conhecimento local” representam pontos de melhoria. Os resultados da pesquisa sinalizaram que a empresa está atenta ao ambiente competitivo e desenvolve estratégias para garantir sua sobrevivência e avanço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Silva, PepsiCo do Brasil

Mestre em Administração pela Fundação Pedro LeopoldoAnalista da PepsiCo

Maria Celeste Reis Lobo Vasconcelos, Fundação Pedro Leopoldo Mestrado Profissional em Administração

Doutora em Ciências da Informação - UFMGProfessora do corpo permanente do Mestrado Profissional em Administração da FPL 

Ester Eliane Jeunon, Fundação Pedro Leopoldo - FPL Mestrado Profissional em Administração

Doutora em Administração pela UNBProfessora do corpo permanente da FPL

Simone Duflot, Fundação João Pinheiro - FJP Mestrado em Administração Pública

Doutora em Ciências da InformaçãoProfessora do Mestrado em Administração Pública da FJP

Downloads

Publicado

01.06.2016

Como Citar

Silva, M., Vasconcelos, M. C. R. L., Jeunon, E. E., & Duflot, S. (2016). Capacitadores do conhecimento e estratégias de sobrevivência e avanço para o aumento da competitividade: estudo em uma multinacional do setor alimentício. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 15(2), 108–121. https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i2.2323

Edição

Seção

Artigos