A identificação de grupos estratégicos: uma avaliação realizada em franquias mexicanas

Cesario Armando Flores Villanueva, Juan Baldemar Garza Villegas, José Trinidad Olague de la Cruz

Resumo


O objetivo deste estudo foi investigar a produção de pesquisas brasileiras em estratégia organizacional que abordam a Teoria dos Custos de Transação (TCT). Como método, optou-se pela realização de uma pesquisa documental e utilização da análise bibliométrica. Foram examinados aspectos metodológicos, palavras-chave, teorias e temas relacionados à TCT, autores e obras mais citados, bem como identificadas lacunas e sugestões para trabalhos futuros. Um dos achados está relacionado à aproximação de duas correntes teóricas: a TCT e a Visão Baseada em Recursos (VBR). Isso reforça o argumento de que é viável uma aproximação da TCT e da VBR no campo da estratégia para a melhor compreensão de um desempenho superior por parte da firma.


Palavras-chave


Strategic groups, Mexican franchises, Factor analysis.

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DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i2.2352

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