As competências e a estratégia corporativa estão alinhadas? Um estudo exploratório em fabricantes de aço no Brasil

Ualace Carvalho Marques Porto, Francisco Uchoa Passos, Paulo Soares Figueiredo

Resumo


Neste estudo qualitativo e exploratório, foi realizada uma medição do alinhamento de competências com a estratégia corporativa em nove usinas siderúrgicas, utilizando uma metodologia desenvolvida especificamente para esse fim. A receita combinada das empresas na amostra representa quase todo o mercado siderúrgico brasileiro (97%). Quatro empresas ("grandes e alinhadas"), que representam 82% do aço produzido no país, indicam o alinhamento total das competências com suas estratégias. Duas empresas ("pequenas e parcialmente alinhadas") representam 4% do mercado e tentam conciliar a estratégia corporativa de orientação tecnológica com o desempenho operacional de curto prazo que lhes é imposto pelo ambiente empresarial. Em contraste com este último, três empresas ("pequenas e não alinhadas"), com 11% da quota de mercado combinada, se preocupam principalmente com o desempenho em termos de produtividade, sem ter sinergia com a estratégia corporativa. A principal contribuição deste trabalho é o desenvolvimento de uma metodologia específica para operacionalizar o mapeamento de competências essenciais, a fim de facilitar a mobilização de recursos para apoiar estratégias de negócios.


Palavras-chave


Competências Essenciais; Mapeamento de Competências; Estratégia Corporativa; Alinhamento de Recursos Críticos; Visão da Empresa Baseada em Recursos.

Texto completo:

pdf (English)


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i4.2536

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.