Representações Sociais da Mídia sobre a Atuação de um Gestor-Celebridade em uma Estratégia Malsucedida de Fusão

Ananda Silva Singh, Ana Beatriz Murillo Oviedo, Jacquelaine Florindo Borges, Murilo Junqueira

Resumo


Objetivo do estudo: Analisar como se configuram as representações sociais da mídia acerca de um gestor-celebridade antes, durante e depois do processo de tentativa malsucedida de uma fusão. A pesquisa foi fundamentada nos estudos sobre gestores-celebridades, gestor- estrategista e processos de fusões e aquisições, representações sociais e a mídia.

Metodologia/abordagem: Técnicas de pesquisa da mídia, pesquisa em internet e pesquisa documental foram utilizadas para a coleta de reportagens publicadas pela mídia. A partir de uma abordagem qualitativa e longitudinal, foi conduzida a análise temática de conteúdo dessas reportagens.

Originalidade/Relevância: Não foram evidenciados estudos contemplando a forma que as representações sociais se desenvolvem antes, durante e depois de um processo de fusão.

Principais resultados: Esta pesquisa mostrou que as representações do gestor-celebridade Abilio Diniz construídas pela mídia antes, durante e após o processo de tentativa malsucedida de fusão do Pão de Açúcar com o Carrefour mudaram ao longo do processo.

Contribuições teóricas/metodológicas: Uma abordagem da psicossociologia sobre papéis e comportamentos de gestores-celebridades abre a possibilidade de estudos tanto da dimensão simbólica, quanto histórica, cultural e política dos arquétipos que orientam a liderança estratégica.

Contribuições sociais / para a gestão: A pesquisa mostrou a natureza dinâmica e coletiva das representações sociais do gestor-celebridade na mídia, representações que guiam os participantes e orientam as ações e práticas dos próprios gestores em processos de fusão e aquisição.

 


Palavras-chave


Estrategista; Fusões e aquisições; Gestor-celebridade; Representações sociais

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/riae.v18i4.16198

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.