Representações Sociais da Mídia sobre a Atuação de um Gestor-Celebridade em uma Estratégia Malsucedida de Fusão
DOI:
https://doi.org/10.5585/riae.v18i4.16198Palavras-chave:
Estrategista, Fusões e aquisições, Gestor-celebridade, Representações sociaisResumo
Objetivo do estudo: Analisar como se configuram as representações sociais da mídia acerca de um gestor-celebridade antes, durante e depois do processo de tentativa malsucedida de uma fusão. A pesquisa foi fundamentada nos estudos sobre gestores-celebridades, gestor- estrategista e processos de fusões e aquisições, representações sociais e a mídia.
Metodologia/abordagem: Técnicas de pesquisa da mídia, pesquisa em internet e pesquisa documental foram utilizadas para a coleta de reportagens publicadas pela mídia. A partir de uma abordagem qualitativa e longitudinal, foi conduzida a análise temática de conteúdo dessas reportagens.
Originalidade/Relevância: Não foram evidenciados estudos contemplando a forma que as representações sociais se desenvolvem antes, durante e depois de um processo de fusão.
Principais resultados: Esta pesquisa mostrou que as representações do gestor-celebridade Abilio Diniz construídas pela mídia antes, durante e após o processo de tentativa malsucedida de fusão do Pão de Açúcar com o Carrefour mudaram ao longo do processo.
Contribuições teóricas/metodológicas: Uma abordagem da psicossociologia sobre papéis e comportamentos de gestores-celebridades abre a possibilidade de estudos tanto da dimensão simbólica, quanto histórica, cultural e política dos arquétipos que orientam a liderança estratégica.
Contribuições sociais / para a gestão: A pesquisa mostrou a natureza dinâmica e coletiva das representações sociais do gestor-celebridade na mídia, representações que guiam os participantes e orientam as ações e práticas dos próprios gestores em processos de fusão e aquisição.
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Copyright (c) 2019 Ananda Silva Singh, Ana Beatriz Murillo Oviedo, Jacquelaine Florindo Borges, Murilo Junqueira

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- Resumo 373
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