A certificação como ferramenta estratégica: evidências de um quase-experimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2023.23389

Palavras-chave:

Agroindústrias, Comportamento do Consumidor, Decisão de Compra, Sustentabilidade

Resumo

Objetivo: evidenciar o quanto as certificações influenciam no comportamento e na tomada decisão de compra dos consumidores por meio da observação de produtos de uma organização cooperativa.

Métodos: o estudo, por meio de um quase experimento, foi realizado em 02 supermercados, a “unidade experimental” e a “unidade de controle”. Foram definidos 10 produtos que compunham a amostra experimental, dos quais 07 possuíam certificados. Após o período de análise dos relatórios de vendas, foram aplicadas estratégias de divulgação como atividades de intervenção com os consumidores. Para a análise estatística foi efetuada a aplicação do teste paramétrico “Teste t” e não paramétrico “Friedman test”, com significância ao nível de 10% e confiabilidade de 95%.  

Originalidade/relevância: este estudo demonstra relevância, pois busca evidências das influências das certificações no comportamento e na tomada de decisão de compras dos consumidores.

Resultados: foi possível mensurar que a presença de estratégias de divulgação sobre as certificações que a cooperativa possui, influenciaram o consumidor impactando sua decisão de compras, pois houve aumento do volume de vendas durante o período de intervenção em relação ao período de observação na loja 01, a unidade experimental em comparação a loja 02, a unidade de controle.

Contribuições teóricas: o estudo contribui com a teoria por explorar de forma quase-experimental que a certificação influenciou no comportamento e na tomada de decisão do consumidor. Foi verificado que as atividades intervencionistas, podem auxiliar na ampliação de vendas de seus produtos, visto que essas intervenções evidenciaram de forma clara e objetiva as informações acerca dos produtos e seus processos de industrialização e distribuição, principalmente no que diz respeito a adoção de certificações.

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Biografia do Autor

Adilson Leite Lira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste / Cafelândia - PR

Mestre em Administração pela Unioeste

Cleston Alexandre dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul -UFMS - Campo Grande / MS

Docente do Mestrado em Ciências Contábeis da Escola de Administração e Negócios (PPGCC, ESAN). Doutor em Ciências Contábeis e Administração

Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste - Cascavel / PR

Docente do Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável, do Mestrado em Contabilidade e do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Doutor em Engenharia de Produção 

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Publicado

03.05.2023

Como Citar

Lira, A. L., Santos, C. A. dos, & Bertolini, G. R. F. (2023). A certificação como ferramenta estratégica: evidências de um quase-experimento. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 22(1), e23389. https://doi.org/10.5585/2023.23389

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