ESTRATEGIAS EMPRESARIALES: EL CASO DE LA RED ANGELONI

Autores/as

  • Nério Amboni Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Sílvio Lummetrz Silva Faculdade Municipal da Palhoça, SC
  • Rui Otávio Bernardes de Andrade Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i1.1801

Palabras clave:

Estrategia, Foco, Diferenciación, Cambios.

Resumen

Las influencias del ambiente interno y externo en los cambios ocurridos durante el ciclo de vida de la Red Angeloni, permite comprender las estrategias adoptadas en el período de 1983 y 2006. La investigación es exploratoria, descriptiva y evaluativa. Las técnicas utilizadas de recolección de datos son la investigación bibliográfica, el análisis documental, la entrevista y la observación. Se destaca que la estrategia predominante es la de competición, por su énfasisen la diferenciación y en que la visión del líder jugó un papel fundamental en el desarrollo de la expansión y crecimiento. La visión estratégica de Porter, así como las estrategias de creación de valor y el uso delbenchmarking pueden ser citadas como una táctica de apoyo estratégico.

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Biografía del autor/a

Nério Amboni, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Nério Amboni é graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997). É professor Associado da Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Administração e Sócio-Econômicas - Departamento de Administração Empresarial UDESC/ESAG/DAE. Atua nos cursos de graduação em Administração Empresarial, especialização e no mestrado profissional em Administração. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq): Ensino de Administração e Aprendizagem Organizacional. Leciona e desenvolve trabalhos e pesquisas nos temas: administração, teoria geral da administração e das organizações, administração estratégica, planejamento estratégico, estratégias empresariais, modelos de gestão e de organização, tomada de decisão, aprendizagem organizacional, processos de mudança e avaliação, clima organizacional, plano de negócios e análise setorial. É autor de várias obras: Projeto pedagógico para cursos de administração. São Paulo: Makron Books, 2002; Diretrizes curriculares para o curso de graduação em Administração: como entendê-las e aplicá-las na elaboração e revisão do projeto pedagógico. Brasília: CFA, 2003; Gestão de Cursos de Administração: metodologias e diretrizes curriculares. São Paulo: Pearson Education, 2004; Teorias da Administração: os desafios do professor frente às Novas Diretrizes Curriculares. São Paulo: M. Books, 2006; Caderno do Professor de TGA: questões para revisão, exercícios de aplicação e estudos de caso. São Paulo: Mbooks, 2007. Gestão Empresarial: casos e resenhas (Coordenador). Florianópolis: Conceito Editorial, 2008. Teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2009. Estratégias de Gestão - processos e funções do administrador. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2010. O professor e o ensino das teorias da administração. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2010. Fundamentos de Administração para Cursos de Gestão. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2011. É consultor de empresas públicas e privadas na área de Planejamento Estratégico, Organização e Estruturação Organizacional, Processos de Aprendizagem, Mudança Organizacional e Gestão por Processos e, em Educação no desenvolvimento, análise, implantação e acompanhamento de Projetos Pedagógicos de Cursos. Recebeu o Prêmio de Honra ao Mérito em Administração 2005: Categoria Profissional pelo Conselho Federal de Administração – CFA.

Sílvio Lummetrz Silva, Faculdade Municipal da Palhoça, SC

Atualmente é consultor e sócio administrador da G2S - Gestão de Serviços Ltda com atuação e experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing de Varejo e Marketing de Relacionamento, além da experiência como professor de Administração de Marketing e em cursos sequenciais de varejo e Administração de Vendas e Estratégias Empresariais em curso de Pós-Graduação. Como professor, ministrou as disciplinas de Empreendedorismo & Criatividade, Administração Mercadológica e Estratégia Empresarial na Faculdade Municipal da Palhoça, SC até 2010 e até 2007 foi professor de Administração de Marketing na ESAG/UDESC de Florianópolis, SC..

Rui Otávio Bernardes de Andrade, Universidade do Grande Rio – UNIGRANRIO

Possui Graduação em Administração de Empresas pela FACULDADE MORAES JÚNIOR (1971), Graduação em Direito pelo Instituto Metodista Bennett (1973), mestrado em BUSINESS ADMINISTRATION - Concordia University (1995), Mestrado em Administração Pública e Governo pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas -Fundação Getúlio Vargas- FGV (1994) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2001). Professor Titular da Associação Fluminense de Educação, Universidade do Grande Rio, Professor Pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, ensino superior, educação, currículo e projeto pedagógico. É Coordenador do Programa de Mestrado em Administração da Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO. Ex-presidente do Conselho Federal de Administração - CFA no período 1996/2006. Ex-Presidente do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro - CRA/RJ. Ex-Presidente da Organização Latino Americana de Administração - OLA - Gestão 2006/2008. É Conselheiro Consultivo da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração - ANGRAD. É Relator da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Administração do INEP/MEC.

Publicado

2012-04-01

Cómo citar

Amboni, N., Silva, S. L., & Bernardes de Andrade, R. O. (2012). ESTRATEGIAS EMPRESARIALES: EL CASO DE LA RED ANGELONI. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 11(1), 62–91. https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i1.1801

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